Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estado de São Paulo mantém estado de alerta para fortes chuvas

    Segundo a Defesa Civil, o litoral paulista registra grande volume de chuvas desde sexta-feira (22). O alerta continua ativo para este domingo (24).

    Ana Coelhoda CNN* , São Paulo

    O estado de São Paulo continua em alerta para as fortes chuvas em todo o território paulista neste domingo (24). De acordo com a Defesa Civil, foram registrados grandes acumulados de chuvas no litoral sul e norte paulista, assim como em municípios da região metropolitana da capital, como Santo André, Suzano e Ferraz de Vasconcelos.

    A cidade de São Paulo deve ter chuva durante todo o domingo, com temperatura mínima prevista de 17°C e máxima de 24°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

    Desde o início de dezembro de 2023, foram registradas 18 mortes em decorrência das chuvas em todo estado paulista.

    O alerta de “grande perigo” do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido ao acumulado de chuvas na região sudeste teve início no sábado (23).

    Os riscos potenciais incluem chuvas com mais de 60 mm/h ou mais de 100 mm/dia, o que pode resultar em alagamentos e deslizamentos de encostas.

    Cuidados durante as chuvas

    Segundo a Defesa Civil, residentes em áreas de encosta precisam observar sinais de movimentação do solo, rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados e água lamacenta escorrendo pelo morro. Diante de qualquer um destes sinais, a área deve ser abandonada imediatamente.

    Durante as tempestades, é importante evitar áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores e acidentes com raios. Também é importante evitar tentativas de atravessar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina de água com 15 cm de altura pode arrastar uma pessoa e, com 30 cm, pode levar um automóvel.

    Caso um fio energizado caia sobre um veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo, deve ser abandonado da forma correta: não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão.

    Tópicos