‘Evolução vai começar pela empatia’, diz empresária dos Racionais MC’s

Advogada Eliane Dias fez reflexão sobre manifestações antirracistas por todo o mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia
 
 
 
A produtora cultural Eliane Dias é advogada e empresária dos Racionais MC’s, grupo de rap que debate o racismo em suas letras desde o início dos anos 90.
 
Para ela, a explosão de protestos antirracistas pelo mundo desde a morte do americano George Floyd é a soma de diversos fatores presentes há muito tempo na sociedade.
 
“Em algum momento, as coisas iam se juntar e explodir. É muita tempo de injustiça, muita informação mais um grande número de mortos, mais um ‘nada a perder’, mais nossa conscientização. Eu não esperava uma proporção tão grande [dos protestos], que estão sendo levados para todos os países”, disse à CNN neste sábado (6)
 
Leia mais:
 

Eliane acredita que o maior legado das manifestações durante a pandemia do novo coronavírus será o aumento da representatividade dos negros e a maior visibilidade para suas pautas.

“Vamos começar essa reparação e começar a derrubar o racismo estruturado. A evolução vai começar pela empatia e, se não for dessa forma, nada disso vai adiantar.”

Ativista, Eliane disse que enxerga nas reivindicações dos manifestantes as mesmas pautas dos demais oprimidos. “Sou advogada e ativista, minhas pautas são as questões de gênero, raça, LGBTQI+, estou na rua com esse povo oprimido. A tendêndia é a gente realmente se manifestar, já passou do tempo das pessoas nos conhecerem. (…) Grande parte do preconceito é porque os racistas não se dão ao trabalho de nos conhecerem.”

 

(Edição de Luiz Raatz)

Mais Recentes da CNN