Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ex-BBB Matteus ingressou em curso de engenharia pelo sistema de cotas raciais, diz universidade

    O caso não foi denunciado enquanto ele esteve matriculado no instituto de ensino

    Julia FariasBruno Laforéda CNN

    O ex-participante do Big Brother Brasil (BBB), da TV Globo, Matteus Amaral ingressou no curso de Engenharia Agrícola, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), em 2014, após ter se inscrito nas vagas destinadas a candidatos pardos e pretos.

    A informação foi confirmada à CNN, por meio de nota, pela própria instituição. O ex-BBB se pronunciou pelas redes sociais e alegou ter sido um “erro na hora de assinalar a inscrição”.

    Ainda segundo a IFFar, a informação está disponível em edital referente ao ano de 2014. O instituto completou dizendo que o curso não é mais ofertado por eles, em parceria com a Unipampa, desde 2021 e que Matteus não é mais estudante da universidade.

    No comunicado, a IFFar destaca as mudanças na Lei de Cotas. “Naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. Assim como em outras instituições federais de ensino, não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato”.

    Ainda segundo o instituto, um trecho do edital de 2014 trazia o seguinte aviso: “a constatação de qualquer tipo de fraude na realização do processo sujeita o candidato à perda da vaga e às penalidades da Lei, em qualquer época, mesmo após a matrícula”.

    A IFFar explica que, na época, o único mecanismo possível para investigação de fraudes seria a partir de uma denúncia, o que não foi feito durante todo o período em que Matteus frequentou o curso.

    Matteus Amaral chegou à final do BBB 24, encerrando o programa na segunda colocação, atrás do vencedor Davi Brito. Durante sua participação, o gaúcho criado pela avó ganhou fama de “bom moço” e conquistou o coração se duas participantes, Deniziane Ferreira, no início do jogo, e Isabelle Nogueira, com quem ainda mantém um relacionamento. Na casa, ele passou a ser conhecido como Alegrete, por fazer questão de divulgar a cultura de sua cidade natal.