Exibição de blindados, coronel da reserva na CPI e mais de 10 de agosto

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A exibição de blindados em Brasília e a presença do coronel da reserva Helcio Bruno na CPI da Pandemia são os destaques do 5 Fatos Manhã desta terça-feira, 10 de agosto de 2021.

PEC do voto impresso

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, disse que “foi definido que nesta terça (10) que será votado a PEC do voto impresso em plenário em sessão inicialmente marcada para às 16h, e na quarta (11) será votado a PEC do Distritão no plenário”. De autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), a PEC 135/19 não estabelece que o voto seja feito em cédulas de papel, mas propõe que uma cédula seja impressa após a votação eletrônica, de modo que o eleitor possa conferir o voto antes que ele seja depositado, de forma automática e sem contato manual, numa urna trancada para auditoria. 

Desfile de blindados

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai receber militares durante uma exibição de blindados em Brasília. O comboio está vindo do Rio de Janeiro. O destino final é a cidade de Formosa, em Goiás, que fica a 70 km de Brasília. A parada no Palácio do Planalto acontecerá nesta terça-feira (10), por volta de 8h30.

Provas ao STF

O governo federal não enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) provas sobre as supostas fraudes nas eleições de 2014 e 2018. Em julho, a Rede Sustentabilidade protocolou uma ação que exigia a apresentação de evidências que comprovassem as alegações feitas pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

Distritão

A Comissão Especial da Câmara aprovou por 22 votos a 11, o texto da Proposta de Emenda Constitucional 125/11, que propõe a adoção do sistema conhecido como Distritão. A PEC prevê que o sistema já seja utilizado nas eleições de 2022. Para 2022, a proposta prevê eleições para deputados estaduais e federais por maioria majoritária, conhecido por “distritão”. Neste modelo, seria eleito o candidato com mais votos em cada localidade, independente dos partidos. 

CPI da Pandemia

A CPI da Pandemia deve ouvir hoje o presidente do Instituto Força Brasil, coronel da reserva Helcio Bruno. O militar vai ao Senado Federal amparado por um habeas corpus — concedido pela ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF) — que dá a ele o direito de ficar em silêncio e não produzir provas contra si mesmo.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN