Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    FAB lança foguete de fabricação nacional ao espaço

    Operação ocorreu conforme o planejado, com o foguete cumprindo a trajetória prevista; missão teve duração total de 5 minutos e 50 segundos

    João RosaGuilherme Gamada CNN , Brasília e São Paulo

    A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, nesta sexta-feira (29), o foguete de sondagem suborbital VS30, produzido no Brasil. O lançamento ocorreu no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim (RN).

    Segundo a FAB, o foguete seguiu a trajetória prevista, com todos os sistemas de telemetria e resposta radar funcionando perfeitamente. O veículo permaneceu no espaço por 2 minutos e 50 segundos, completando sua missão em um total de 5 minutos e 50 segundos.

    O lançamento integra a Operação Potiguar e teve como objetivo principal treinar a equipe responsável, além de testar e validar equipamentos e procedimentos envolvidos na atividade.

    O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, destacou que a iniciativa busca uma maior autonomia para o Brasil em eventos de lançamento de foguetes.

    Veja abaixo imagens do lançamento

    “Estamos quebrando paradigmas e criando novas perspectivas para o futuro. Temos um Complexo Espacial e, com o lançamento deste foguete, demonstramos que a Barreira do Inferno tem total condição de fazer tais eventos”, afirmou o diretor.

    O especialista em Astronáutica Pedro Pallotta destaca que o Brasil ainda é iniciante em seu programa espacial e necessita de mais investimentos na área. Segundo ele, o lançamento de foguetes nacionais é uma estratégia que o país deveria explorar com maior frequência.

    “O Brasil ainda engatinha em seu programa espacial, com baixo investimento e um interesse político ainda menor, enquanto outras nações em condições semelhantes, como Índia, por exemplo, já pensa em enviar astronautas e construir sua própria estação espacial”, disse Pallotta.

    Sobre o foguete

    O foguete VS30 foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB, em parceria com empresas brasileiras.

    Ele pertence à família S30, que inclui outros modelos, como o VSB30 e o descontinuado VS30 Orion. Desde o início do projeto, em 1996, já foram realizados 55 lançamentos desses veículos.

    Os veículos suborbitais, como o VS30, não possuem capacidade de entrar em órbita, mas atingem altitudes acima da atmosfera. Eles são amplamente utilizados em experimentos científicos e tecnológicos, com aplicações em setores como farmacêutico, metalúrgico, alimentício e cosmético, entre outros.

    “O lançamento do foguete VS-30 marca o retorno das atividades do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, um local extremamente útil para atividades espaciais, mesmo que de menor escala”, explica Pallotta.

    Outras operações

    O Centro de Lançamento de Parnamirim já conduziu mais de 3 mil lançamentos ao longo de 655 operações e participou de 265 eventos de rastreamento de veículos espaciais.

    Na segunda fase da Operação Potiguar, programada para o segundo semestre de 2025, outro foguete do mesmo modelo será utilizado para testar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, a chamada Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM).

    Essa seção é equipada com compartimentos para experimentos e sistemas eletrônicos que interagem com a carga útil.

    Tópicos