Fala de Fux na retomada do recesso, Bolsa Família e mais da noite de 2 de agosto

5 Fatos Noite, apresentado por Carol Nogueira, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Retomada dos trabalhos no Supremo Tribunal Federal (STF), risco de aumento da inflação, projeto para aumentar valor de repasse do Bolsa Família e mais da noite desta segunda-feira, 2 de agosto de 2021.

Discurso

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, usou o tradicional discurso de retomada dos julgamentos na corte para rebater ataques a ministros do STF que integram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as ameaças à realização das eleições de 2022. No discurso, Fux afirmou que democracia é o exercício da liberdade com responsabilidade.

Rebateu

Bolsonaro reagiu e em entrevista à Rádio ABC, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, o presidente voltou a atacar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso. Bolsonaro disse também que “sem eleições limpas não há eleição de verdade.”

Contra o voto impresso

O atual presidente e ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral assinaram uma carta em defesa da urna eletrônica e afirmaram que voltar a contar publicamente os 150 milhões de votos significará a volta das fraudes.

Bolsa Família

O governo federal entregou nesta segunda-feira (2) a proposta de emenda à constituição – a PEC do novo Bolsa Família ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O valor das parcelas deve ficar perto de R$ 400, quase o dobro do valor do ticket médio anual.

Falta de energia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que as regiões sudeste e centro-oeste podem enfrentar uma das maiores baixas nos reservatórios de hidrelétricas neste mês, com a capacidade armazenada de 21,4%. Em 2001, quando o país enfrentou um racionamento de energia, o mês de agosto terminou com um volume de água nos reservatórios de 23,45%.

 

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

luiz-fux
Presidente do STF, ministro Luiz Fux em sessão realizada por videoconferência
Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

(publicado por Fernanda Colavitti)

Mais Recentes da CNN