Falta apoio para a formação adequada de gestores de escolas, diz especialista

Lara Simielli afirmou à  CNN Rádio que desenvolvimento de diretores de escola depende de pós-graduação e apenas um em cada 10 profissionais a têm

jcom / Freepik

Amanda GarciaProduzido por Camila Olivoda CNN

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN Rádio, no CNN Educação, a diretora de conhecimento aplicado do D3E (Dados para um Debate Democrático na Educação), Lara Simielli, defendeu que falta apoio governamental para a formação de gestores das escolas.

Ela, que também é professora do Departamento de Gestão Pública da FGV, disse que um relatório da D3E sobre desenvolvimento de diretores apontou que “a experiência docente é importante para um cargo de gestão, mas uma formação específica é necessária.”

“Só um em cada 10 gestores têm essa pós-graduação. É um dado preocupante, que mostra que o governo não está dando apoio para essa formação adequada para desempenhar esse cargo”, completou.

De acordo com Lara Simielli, o combate à desigualdade “tem que estar no centro da agenda”.

“Tem que pensar nas escolas, como estão se estruturando para reverter esse quadro. A formação do professor é central, mas a gestão escolar também é importante, diretores têm papel crucial para isso.”

A formação dos gestores, para a especialista, tem, necessariamente, de abordar essa questão: “A equidade é um ponto transversal nessa formação, vai passar por bullying, inclusão dos alunos, todas essas temáticas, até de enfrentamento do machismo, várias questões que são pauta hoje na sociedade”.

Mais Recentes da CNN