Filhote de jaguatirica é resgatado durante incêndio florestal no RJ

Bombeiros já extinguiram mais de mil incêndios florestais em todo o estado nos últimos três dias

Mariana Grasso, da CNN*
Filhote de jaguatirica na mão dos bombeiros.  • Crédito: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro
Compartilhar matéria

Um filhote de jaguatirica foi resgatado em meio às cinzas de uma queimada, no Distrito de Fumaça, em Resende, no Rio de Janeiro. O resgate ocorreu no último domingo (15), e foi realizado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio.

Desde o início de 2024, o estado do Rio de Janeiro já registrou mais de 16.500 incêndios florestais, também segundo o Corpo de Bombeiros do RJ.

O número representa um aumento de mais de 95% das ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o coronel Tarciso Salles, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação.

Veja o momento do resgate:

 

Segundo os Bombeiros, o filhote estava em situação de grande vulnerabilidade, foi hidratado e encaminhado para o Hospital Veterinário do município para avaliação, nutrição e continuidade do tratamento.

Só este ano, os Bombeiros Militares foram acionados para cerca de 17 mil incêndios florestais.

Desde a última quinta-feira (12), quando o Gabinete de Gestão de Crise foi instalado, mais de mil focos foram extintos. Cerca de 1.100 militares estão à disposição para agir nas ocorrências de incêndios florestais do RJ.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo