Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Flávio Dino anuncia R$ 100 milhões para segurança pública do RN

    Desde o dia 14, o estado enfrenta uma crise na segurança pública, com mais de 252 ataques contra a população, prédios públicos, comércios e veículos

    Flávio Dino, ministro da Justia e Segurança Pública
    Flávio Dino, ministro da Justia e Segurança Pública MJSP

    Da CNN

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou, nesta segunda-feira (20), mais R$ 100 milhões em investimentos para reforçar a segurança no Rio Grande do Norte ainda em 2023.

    “Estamos assumindo os custos de obras [previstas] para a polícia científica. Essas despesas serão assumidas pelo Governo Federal. Dessa forma, vamos liberar o governo estadual para fazer investimentos em viaturas e armas”, afirmou o ministro.

    Dino garantiu que os recursos são “dinheiro novo”. “Em acréscimo ao que já estava disponível ao estado”, disse.

    A expectativa é de que com as novas verbas seja possível ampliar os investimentos em penitenciárias e dobrar o número de viaturas alugadas, além de adquirir novos veículos, câmeras para uso de policiais e aparelhos de raio-x.

    O ministro desembarcou na noite de domingo (19) em Natal. Desde o dia 14, o estado enfrenta uma crise na segurança pública, com mais de 252 ataques contra a população, prédios públicos, comércios e veículos.

    Ao chegar ao estado, Dino informou que pelo menos 700 policiais de várias forças federais já foram enviados ao Rio Grande do Norte – número que, segundo ele, pode ser ampliado, se necessário – e que o uso do mecanismo da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que inclui a convocação das Forças Armadas, não foi cogitada até o momento.

    “Se for necessário GLO, quem vai pedir é a governadora [Fátima Bezerra], e claro que vamos atender. Ou seja, não há uma posição ideológica, nem no sentido de fazer amanhã, nem no sentido de rejeitar. Isso é uma decisão técnica”, disse em sua chegada ao Rio Grande do Norte.

    Mais de 130 suspeitos foram presos

    De acordo com as forças de segurança atuando no RN, foram presos até agora 137 suspeitos – sendo 6 adolescentes, 14 foragidos da Justiça recapturados e 3 usuários de tornolezeira eletrônica.

    Também foram apreendidas 38 armas de fogo, 106 artefatos explosivos e 28 galões de combustível. Além de 14 motos e dois carros.

    Dinheiro, drogas e munições também foram apreendidos.

    (Publicado por Lucas Schroeder, com informações da Agência Brasil)