Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Florianópolis decreta situação de emergência por chuvas e suspende aulas

    Santa Catarina tem diversos municípios com alerta máximo para risco de deslizamentos de terra

    Florianópolis decreta situação de emergência por chuvas e suspende aulas
    Florianópolis decreta situação de emergência por chuvas e suspende aulas Reprodução / Redes Sociais

    Giulia AlecrimLéo Lopesda CNN

    em São Paulo

    O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (Republicanos), decretou situação de emergência na cidade por conta das fortes chuvas que atingem Santa Catarina.

    “Percorremos a cidade durante a madrugada e estamos aproveitando claridade agora pra avaliar melhor os impactos. Foco hoje é assegurar vidas!”, escreveu o prefeito no Twitter.

    As aulas na rede municipal de ensino da cidade foram suspensas. “Vamos evitar o máximo de deslocamento possível enquanto persistir a forte precipitação na nossa região. A expectativa é melhorar entre tarde e noite de quinta”, afirmou Topázio Neto.

    O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (Republicanos), também se pronunciou pelo Twitter afirmando que diversos municípios estão com alerta máximo para risco de deslizamentos.

    “Fique atento aos sinais, como rachaduras em paredes e muros, árvores e postes inclinados ou fendas e depressões no terreno”, recomendou.

    De acordo com a Climatempo, a região leste do estado, incluindo toda a Grande Florianópolis, segue em situação de alerta para muita chuva.

    “No período de 24 horas, entre 4 horas de 30/11/2022 e 4 horas de 1/12/2022, volumes de chuva extremamente elevados voltaram a ser observados sobre a Grande Florianópolis. O medidores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram 279,6 mm em São Pedro de Alcântara, 255,7 mm em São José, 231,4 mm em Palhoça, 190,2 mm em Major Gercino, 188,8 mm em São João Batista , 186 mm em Garuva, 183,7 mm em Florianópolis, 179,8 mm em Antônio Carlos”, informou a Climatempo.