FAB chega ao Amazonas com respiradores e EPIs para profissionais da saúde

Entre os materiais transportados também estão higienizantes, como álcool gel

Equipamentos para profissionais da saúde chegam ao Amazonas por aviões da FAB (2.mai.2020)
Equipamentos para profissionais da saúde chegam ao Amazonas por aviões da FAB (2.mai.2020) Foto: Cap. Oliveira Lima/Cecomsaer

Bruna Gavioli,

da CNN Brasil

Ouvir notícia

Com um dos sistemas de saúde mais sobrecarregados entre os estados brasileiros, o Amazonas recebeu ajuda da Força Área Brasileira (FAB), no sábado (2). Oficiais descarregaram mais de 450 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras, luvas e aventais, e 1.080 litros de álcool em gel, além de respiradores e cilindros de oxigênio através de duas aeronaves KC-390 Millennium.

A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa e coordenada com o Ministério da Saúde, faz parte da Operação COVID-19 e do programa “Todos pela Saúde”. Da base aérea, o carregamento seguiu para a central de medicamentos da Secretaria Estadual da Saúde e de lá será distribuído para hospitais e pronto-socorros do estado.

Essa não foi a primeira contribuição dada pelo “Todos Pela Saúde” ao Amazonas desde o início da pandemia. Em abril, uma equipe do Hospital Sírio Libanês esteve em Manaus, onde orientou técnicos da Secretaria de Estado de Saúde quanto à adoção de procedimentos e à elaboração de um plano de enfrentamento da crise sanitária que o estado enfrenta.

O Amazonas registrou mais 339 casos da COVID-19 no sábado (2), totalizando 6.062 casos confirmados do novo coronavírus e o número de mortes subiu para 501. Com 89% dos leitos de UTI ocupados e 55% de ocupação dos leitos clínicos, os hospitais e prontos-socorros só estão atendendo casos muito graves. Também há falta de profissionais da saúde, equipamentos de proteção e remédios.

FAB chega ao Amazonas
Equipamentos para profissionais da saúde chegam ao Amazonas por aviões da FAB (2.mai.2020)
Foto: Cap. Oliveira Lima/Cecomsaer

Mais Recentes da CNN