Formação de ciclone deve provocar fortes chuvas e ventos no Sul nesta segunda (2)

Meteorologistas apontam que ciclone extratropical deve deixar população em alerta no início deste mês

Léo Lopes, da CNN, em São Paulo
Chuva em Porto Alegre.  • Caroline Ferraz/ Sul21 / Reprodução
Compartilhar matéria

A região Sul do Brasil deve começar a sentir, a partir desta segunda-feira (2), os efeitos da formação de um ciclone extratropical, com a expectativa de fortes chuvas e ventos intensos.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a população deve ficar atenta entre os dias 2 e 5 deste mês.

"É uma situação potencial para queda de árvores, alagamentos em centros urbanos e deslizamentos de terra, interrupção de fornecimento de energia elétrica por conta dos vendavais e também para o risco de destelhamentos", informou a Climatempo.

Nesta segunda (2), a chuva ganhará força em diversas áreas da região Sul, mas há um destaque para a região do norte e noroeste gaúcho, a região serrana, todo o estado de Santa Catarina e o sul e oeste do Paraná.

Além disso, as temperaturas devem permanecer baixas no Sul. Porto Alegre deve ser a capital mais fria desta segunda, com temperatura máxima de 18ºC.

A Climatempo aponta que o ciclone deve estar completamente formado somente na noite desta terça-feira (3), e ganhar intensidade na quarta (4) conforme se desloca para o litoral. Ele deve se afastar para o alto mar somente no dia 6 de maio.

Após o afastamento, a região Sul deve sentir o espalhamento de ar frio de origem polar, que vai provocar queda acentuada na temperatura entre os dias 6 e 7.

Além disso, a presença do ciclone provocará vento forte sobre o oceano na região entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, agitando o mar.

"Com o afastamento do ciclone para alto mar, grandes ondas vão se espalhar pela pelo litoral da Região Sul do Brasil causando ressacas", informou a Climatempo.