Fórum Brasil Diverso 2022 debate diversidade, inclusão e ESG com lideranças
Evento terá início nesta terça-feira (8) e conta com o apoio de diversas instituições que trabalham diversidade cotidianamente no Brasil e no exterior

Nesta terça-feira (8) acontece o Fórum Brasil Diverso 2022, uma iniciativa que atua como catalisadora de tendências voltadas para a equidade, diversidade e inclusão no mundo corporativo e na sociedade. O evento será realizado pela Revista Raça, com o patrocínio e apoio de diversas instituições que trabalham diversidade cotidianamente no Brasil e no exterior.
Na edição deste ano, o tema que será discutido por personalidades e formadores de opinião do ambiente acadêmico de companhias brasileiras e de demais países será: "Oito anos de Fórum: passado, presente e futuro".
O evento pretende resgatar avanços, principais marcos e desafios dos últimos 20 anos com relação à pauta da diversidade. Não apenas com uma perspectiva de registro e sim com um olhar para as próximas décadas. O objetivo é apresentar quais são os desafios da empregabilidade de pessoas negras e grupos minorizados.
“A pandemia e o assassinato de George Floyd aceleraram a importância e a urgência de se discutir as questões raciais no mundo. Nos últimos três anos, passamos por transformações profundas e uma crise sem precedentes”, diz Maurício Pestana, CEO da Revista Raça.
O especialista em inclusão e diversidade ainda destaca que a pandemia de Covid-19, por exemplo, revelou desigualdades raciais pré-existentes no Brasil e que se intensificaram, afetando vidas negras em muitos aspectos: educação, acesso à saúde, segurança alimentar, acesso à renda e tantos outros. Soluções e alternativas para mudar essa realidade serão debatidas ao longo do evento.
O evento é pioneiro em reunir CEOs de grandes companhias e grandes nomes do mercado como, Renata Afonso (CEO da CNN Brasil), Christian Gebara (CEO da Vivo /Telefônica Brasil), Tomas Flier (Líder de inclusão do Google para a EMEA e EUA), Flávia Garcia (Head de Diversidade, Equidade e Inclusão do Google na América Latina e no Canadá), Joana Angélica (Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia) e Jerry Padoly (Perfumista Sênior da Symrise na França - único perfumista negro do mundo).
O fórum conquistou espaço como uma referência no meio corporativo e em termos de conteúdo e tendências relacionadas à inclusão e ESG no Brasil.
A abertura da edição deste ano ficará sob responsabilidade da jornalista e apresentadora da TV Cultura, Adriana Couto. Já no início da tarde, Thiago Oliveira, jornalista e apresentador da Rede Globo, assumirá o posto. Este ano, além de retornar ao formato presencial, a novidade será o lançamento do livro de Maurício Pestana, que conta a história completa dos oito anos do Fórum e sua contribuição para o tema.
Idealizado por Pestana, quando o executivo estava à frente da Secretaria da Igualdade Racial da cidade de São Paulo (SP), o evento nasceu com o intuito de entender como é que estava a questão da inclusão e da diversidade nas empresas.
“Neste ano, devido as comemorações dos dez anos de cotas raciais nas universidades brasileira e dos oito anos de fórum, preparamos um presente especial para os participantes do evento, que é o lançamento do livro contando história desta iniciativa pioneira, que nos enche de orgulho. Por tudo isso, é vital que as empresas engajadas neste novo cenário de inclusão estejam presentes e sejam participativas no nosso movimento”, conclui Pestana.
*Publicado por Pedro Zanatta, da CNN


