Frente fria pode causar geada no Sul e temperaturas em torno de 10ºC na cidade de SP

A capital paulista não registra temperatura em torno dos 10°C, no mês de novembro, desde 2011

Anna Gabriela Costa, da CNN, em São Paulo
Geada provocada pelas baixas temperaturas no Sul do país
Geada provocada pelas baixas temperaturas no Sul do país (1.04.2022)  • Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
Compartilhar matéria

A frente fria atípica para o mês de novembro prevalecerá em parte do Brasil até o fim da semana, de acordo com meteorologistas. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem ter geada a partir desta quarta-feira (2).

A queda brusca de temperaturas, que teve início nesta terça-feira (1º), ocorre devido à passagem de uma frente fria seguida de uma forte massa de ar de origem polar. O fenômeno atinge as regiões Sul, Sudeste e Norte do país.

No início da manhã desta quarta-feira, a massa de ar frio também chegará aos estados de Rondônia, Acre e Amazonas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de formação de geada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

"A intensa e atípica massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim desta semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul", afirmou o Inmet.

Temperaturas

Segundo o Instituto, a onda de frio intenso permanece até a sexta-feira (4). No Sul do país, esta quarta-feira pode registrar temperaturas negativas em algumas regiões.

Segundo o Climatempo, na cidade de São Paulo, a temperatura pode baixar para 10°C. "A última vez que o dígito 10 de temperatura foi observado em novembro foi em 2011", destacou o Climatempo.

Porto Alegre poderá registrar 9°C, o que não ocorre no mês de novembro desde 2016. Curitiba poderá ter até 6°C esta semana, e a última vez a capital paranaense teve essa temperatura foi em novembro foi em 1979.