Frio faz cidades registrarem geadas e temperaturas negativas; veja imagens

Onda polar deve derrubar temperaturas até o fim da semana

Giovanna Galvani, da CNN, em São Paulo*

Ouvir notícia

 

A frente fria associada à massa de ar polar que avança pelo Brasil a partir desta quarta-feira (28) já fez as temperaturas despencarem no Sul e Sudeste do país.

Pela manhã, uma geada atingiu a cidade de Caxias do Sul (RS) e cobriu superfícies com finas camadas de gelo. O mesmo foi registrado em Santa Inês, distrito de São Luiz Gonzaga (RS), onde os termômetros registraram 2ºC. Segundo previsões do Climatempo, é previsto nevar na serra gaúcha e catarinense, assim como no sul do Rio Grande do Sul. 

As previsões também emitiram alertas para fortes rajadas de vento, com até 90 km/h, no litoral e na serra do RS. O interior gaúcho e a região centro-oeste do Paraná também podem ser atingidos pelos ventos. 

Segundo o meteorologista Heráclito Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a cidade de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, registrou a mínima mais gelada nesta quarta: foram -7,8ºC. A cidade foi seguida pelo município de São Joaquim (SC), com -5,2ºC, e por General Carneiro (PR), que marcou -5,1ºC nos termômetros. 

Em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), a anunciada chegada da frente fria fez com que os cidadãos fossem preparados para as ruas. Na capital paulista, a chuva acompanhou a manhã em períodos esparsos desde a madrugada. Já os gaúchos encararam um frio de 6ºC nas primeiras horas do dia. 

Temperaturas despencaram por passagem de onda polar
Temperaturas despencaram por passagem de onda polar
Foto: CNN

*Com informações de Leonardo Lopes, da CNN

Mais Recentes da CNN