Geap Saúde reduz tabela dos planos em até 14% e assina novo convênio com a União

Redução será aplicada a pouco menos da metade da base de beneficiários. A outra metade, formada por pessoas com mais de 59 anos, terá um novo valor 8,1% maior que a tabela anterior

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Na contramão de quase todos os convênios médicos, a Geap Saúde -- que concentra sua carteira em servidores públicos federais -- vai reduzir em até 14% os preços de seus planos de saúde a partir de 1° de fevereiro.

A redução será aplicada a pouco menos da metade da base de beneficiários. A outra metade, formada por pessoas com mais de 59 anos, terá um novo valor 8,1% maior que a tabela anterior -- devido à alta taxa de sinistralidade dessa faixa, o que afeta a sustentabilidade da carteira.

"Essa é a primeira vez, em 78 anos, que vamos reduzir os valores dos planos de saúde", afirmou o diretor-presidente da Geap, Douglas Figueiredo, acrescentando que as condições serão aplicadas tantos aos atuais beneficiários quanto aos novos.

A Geap assinou, nesta sexta-feira (26), um novo Convênio Único com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para a oferta de plano de saúde aos servidores públicos federais.

Por meio do convênio, a União determinará quais planos da Geap serão oferecidos aos servidores dos órgãos, a forma de custeio da patrocinadora, o rol de beneficiários e o grupo familiar, além de outras questões essenciais.

A Geap conta atualmente como uma carteira de 302 mil beneficiários, sendo que 78% deles são servidores vinculados à União e seus familiares.

Em 2023, houve crescimento de 9% no número de assegurados, invertendo uma tendência de redução que vinha se verificado ano a ano.

De acordo com a Geap, o crescimento já reflete uma série de medidas adotadas: ampliação da rede credenciada de prestadores -- médicos, clínicas, odontólogos, hospitais --, investimentos no atendimento ao cliente (com diminuição no tempo de autorização de procedimentos e exames) e prazo menor de pagamento aos prestadores.