Gibi da Turma da Mônica vira material escolar sobre arquitetura no Paraná
Serão impressos 100 mil exemplares da história em quadrinhos exclusiva; material terá como personagem principal a mãe da Mônica, Dona Luísa
O Instituto Maurício de Sousa desenvolveu um gibi especial da Turma da Mônica em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) para abordar o universo da profissão para as aulas do projeto CAU Educa.
Nos próximos dias serão impressos 100 mil exemplares da história em quadrinhos exclusiva, que serão distribuídos, a partir de agosto, para milhares de alunos de escolas paranaenses e em ações sociais desenvolvidas pelo instituto por todo o país.
A história terá como personagem principal a mãe da Mônica, Dona Luísa. Além de dona de casa, ela também atua como arquiteta e urbanista.
Junto ao gibi, outra cartilha, com atividades e jogos que destacam a profissão, também será desenvolvida para as crianças. O livro será ilustrado com os personagens da Turma da Mônica, além de ter caça-palavras, labirinto, jogo dos erros, cruzadinha e desenhos para colorir.
A parceria do CAU/PR com o Instituto Mauricio de Sousa e a Unesco para o desenvolvimento do gibi da Turma da Mônica sobre Arquitetura e Urbanismo faz parte de uma série de atividades inéditas par conscientizar a sociedade sobre a importância dos profissionais da Arquitetura para o desenvolvimento de cidades mais humanas e inclusivas, pontua o presidente do Conselho, Milton Zanelatto.
CAU Educa
O CAU Educa já esteve em dezenas de escolas no Paraná e atendeu milhares de crianças entre 6 e 10 anos.
Com aulas lúdicas, que duram cerca de uma hora, os alunos do ensino fundamental conhecem a importância da arquitetura e urbanismo para a saúde das pessoas e
para o desenvolvimento das cidades.
“As crianças precisam crescer entendendo que é possível mudar para melhor o ambiente onde vivemos. Elas podem ser os agentes de transformação. As aulas são divertidas e têm muita interação, já que o público infantil é muito curioso”, afirma o gerente de Fiscalização do CAU-PR, Gesse Lima, que também é professor do curso.
São usados blocos de montar, papel, caneta, tesoura e até macarrão para a montagem de um bairro de maquete. É ensinado ainda a importância do sol para as construções.
“Nós apagamos as lâmpadas da sala de aula e fazemos de conta que o sol é a luz da lanterna do celular. Segurando o telefone, fazemos alguns movimentos com as mãos e explicamos a posição do nosso principal astro no inverno, no verão e nas outras estações do ano. Só com isso, por exemplo, os pequenos já conseguem entender como a luz solar é fundamental para as habitações e interfere especialmente na qualidade de vida das pessoas”, explica Lima.
Os óculos de realidade virtual também fazem parte das aulas, proporcionando aos alunos um passeio online por diferentes cidades do mundo, sendo possível conhecer a Disney e as Pirâmides do Egito na mesma hora, por exemplo.
“A gente sabe que muitas dessas crianças não podem visitar esses locais presencialmente, então o passeio online acaba se tornando uma experiência muito positiva”, completa Lima.
O projeto também foi considerado alinhado ao projeto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) pelo escritório da entidade no Brasil.
*Publicado por Douglas Porto, da CNN