Gilmar Mendes, inquérito das fake news e mais da noite de 5 de junho

Assista ao 5 Fatos Noite apresentado pela âncora da CNN Daniela Lima

Da CNN

Ouvir notícia

A afirmação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de que as Forças Armadas não podem ser usadas como uma milícia armada pelo governo e o pedido da defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que os dados do inquérito das fake news não possam ser incluídos no processo que corre no TSE são alguns dos destaques do 5 Fatos Noite desta sexta-feira, 5 de junho de 2020.

Gilmar Mendes

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, disse em entrevista à CNN não ter dúvidas de que o inquérito que apura fake news será mantido pela maioria dos integrantes da Corte. Ele também afirmou que as Forças Armadas não podem ser usadas como uma espécie de milícia armada por integrantes do governo para ameaçar outros poderes. 

Inquérito das fake news

A defesa do presidente Jair Bolsonaro pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que dados do inquérito das fake news, do STF, não possam ser incluídos no processo que corre no TSE e questiona a eleição de Bolsonaro e seu vice. O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, marcou para a próxima terça-feira o julgamento do caso.

Militares

Um relatório do Ministério da Cidadania, revelado pela CNN, mostra que 37.298 militares receberam a primeira parcela do auxílio emergencial. A segunda parcela, paga já sob a suspeita de fraudes, foi desembolsada por pouco mais de 14 mil militares. O cruzamento das bases de dados do Ministério da Defesa e do cadastro do governo impediu que cerca de 171 mil pessoas obtivessem o benefício indevidamente.

Mercado

O dólar caiu 2,8% e fechou a sexta-feira valendo R$ 4,98. É a primeira vez desde março que a moeda americana fica abaixo dos R$ 5.

EUA

O presidente Donald Trump falou hoje sobre o coronavírus e disse que os Estados Unidos salvaram mais de dois milhões de vidas ao fechar o país. Ele criticou o Brasil e disse que o país vai mal na contenção do vírus.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

(Edição: Marina Motomura)

Mais Recentes da CNN