Governo do Amazonas envia água para o Rio Grande do Sul

Cerca de 30 mil copos foram mandados ao Sul; mais 70 mil devem chegar nas próximas semanas

Carol Queiroz, da CNN, Em Manaus
Água foi enviada por meio de avião da FAB
Água foi enviada por meio de avião da FAB  • Divulgação
Compartilhar matéria

O governo do Amazonas enviou na manhã desta quinta-feira (9), 30 mil copos de água tratada, produzidos pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), para o estado do Rio Grande do Sul, que passa por um desastre natural em decorrência das chuvas na região.

A ajuda humanitária foi encaminhada em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). No decorrer das próximas semanas, mais 70 mil devem ser enviados.

Desde que o Rio Grande do Sul declarou estado de emergência, o governador Wilson Lima (União Brasil) colocou à disposição toda a estrutura do governo do Amazonas para prestar o apoio à população gaúcha. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Amazonas mantêm contato direto com o Comitê de Crise instituído pelo governo daquele estado.

Foram disponibilizados profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros do Amazonas, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, veterinários e dois especialistas em grandes desastres naturais da Defesa Civil. Os profissionais estão à disposição para serem enviados ao estado a qualquer momento, conforme solicitação do governo gaúcho.

Também como forma de solidariedade às vítimas da tragédia, o Teatro Amazonas, maior símbolo cultural do estado, ganhou na quarta-feira (8) iluminação especial com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.