Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo espera melhor Carnaval em 2 anos; aéreas têm 1.200 voos extras

    Feriado é tradicionalmente um dos períodos mais movimentados e ativos economicamente, mas viagens estavam reduzidas devido à pandemia

    Estande na Feira Internacional de Turismo de Madri, na Espanha - 18/01/2023
    Estande na Feira Internacional de Turismo de Madri, na Espanha - 18/01/2023 PEDRO MOX/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

    Basília Rodrigues

    Sem restrições causadas pela covid-19, o setor de Turismo está na expectativa de viver o melhor Carnaval, dos últimos dois anos. De acordo com o Ministério do Turismo, com base nos dados das empresas aéreas e rodoviárias, haverá 1.200 voos extras pelo país e 25% a mais de oferta de ônibus neste período.

    Tradicionalmente, este é um dos períodos mais movimentados e ativos economicamente durante o ano. Mas estava reduzido devido à pandemia.

    Seja de avião ou ônibus, os três lugares mais procurados pelos foliões são Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. No caso dos voos, as viagens aumentam também a destino de Porto Seguro (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Florianópolis (SC).

    “Estamos animados com a realização desta festa popular que é tão característica do Brasil e que retorna após dois anos de restrições por conta da pandemia, com forte fluxo turístico”, afirma a ministra Daniela Carneiro.

    “Trabalhamos para dar condições do turismo acontecer no nosso país e possibilitar que as pessoas possam se deslocar pelos mais diversos modais, principalmente o aéreo, com preços mais acessíveis.”

    Ao Ministério do Turismo, a Latam Brasil informou que ampliará em 35% a oferta de assentos no país e em quase 40% a quantidade de voos para o Carnaval. A estimativa é de que mais de 600 mil passageiros sejam transportados no período.

    Ainda segundo a empresa aérea, serão reforçadas rotas operadas principalmente nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo, ampliando a conectividade para outros destinos do país, como o Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Brasília (DF).

    Já a Azul Linhas Aéreas informou um aumento de 158 voos no período, especialmente para as cidades de Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Maceió (AL), cidades que contam com tradicionais festividades.

    De acordo com a companhia, o Sábado de Carnaval (18) e Quarta-Feira de Cinzas (22) serão as datas com maior volume, respectivamente, com 36 e 46 decolagens adicionais.

    A Gol informou que irá disponibilizar 72 mil assentos a mais para atender os foliões. Os terminais de Guarulhos, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Salvador, Maceió, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, receberão o maior quantitativo de voos extras para o período.

    Para a empresa, os dias 16 e 17 de fevereiro serão os dias com a maior movimentação, com 789 decolagens.

    A estimativa de aumento da demanda nas viagens de ônibus faz comparação com os dados de 2020, considerado o último com movimentação expressiva para o período.

    De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), em uma única empresa que faz o trajeto Fortaleza (CE)/Recife (PE), o número de partidas será cinco vezes maior durante o Carnaval.

    Entre os destinos mais buscados, além das tradicionais cidades do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), também aparecem Diamantina, Ouro Preto e Belo Horizonte, em Minas Gerais, e as cidades praianas do Rio de Janeiro.