Grupo de indígenas protesta por transporte escolar na Rio-Santos em Paraty
Polícia Rodoviária Federal afirmou que fluxo de veículos foi liberada às 8h; manifestantes pediam passe livre para estudantes acessarem a escola

Um grupo de 20 indígenas Pataxó realizou uma manifestação no km 548 da BR-101-RJ, rodovia também conhecida como Rio-Santos, nesta segunda-feira (9).
A reinvindicação por passe livre para estudantes da aldeia, que fica localizada nas proximidades da rodovia, paralisou o trânsito de veículos entre 7h e 8h. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal foi até o local, bem como enviados da Prefeitura de Paraty,
"Hoje pela manhã, no local conhecido como Sertão do Iriri, onde fica uma aldeia Pataxó, cerca de 20 indígenas sequestraram alguns ônibus da empresa Colitur, e tinham uma pauta de reivindicações a serem atendidas para liberá-los", disse a PRF em nota enviada à CNN.
"Os indígenas reivindicavam passes livres para seus estudantes frequentarem a escola no Perequê, Parque Mambucaba", completou a PRF.
A Prefeitura de Paraty enviou representantes ao local para tentar atender às reivindicações, e disse em comunicado ter criado uma "comissão para negociar com os indígenas e viabilizar junto à empresa de ônibus o transporte para os alunos da aldeia na área de competência do município".
Um vídeo obtido pela CNN também mostra que um caminhão teve os vidros quebrados por uma mulher que parecia integrar a manifestação. A Prefeitura de Paraty ainda não respondeu sobre danos a veículos que estavam no local no momento do protesto.


