Helicóptero cai na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, sem deixar vítimas

Aeronave caiu perto do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, no centro do Rio. Os dois tripulantes passam bem, diz escola dona do helicóptero

Da CNN, no Rio e São Paulo

Ouvir notícia

Um helicóptero caiu na tarde desta segunda-feira (6) na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O acidente ocorreu perto do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, centro da capital fluminense.

O helicóptero de prefixo PR-OEA pertence à escola de aviação civil Omni. Segundo a escola, duas pessoas estavam a bordo.

De acordo com a Marinha, “dois tripulantes foram resgatados com vida por uma embarcação que trafegava próxima ao Museu do Amanhã”, e a Capitania dos Portos enviou uma equipe de busca e salvamento à região do acidente para “prestar apoio e garantir a segurança da navegação”.

O acidente ocorreu com um helicóptero modelo Robinson R22, cujo uso é comum para a instrução de pilotos.

Em nota, a escola Omni disse que o helicóptero “realizou um pouso na água durante um voo de instrução” e que as duas pessoas a bordo — um instrutor e um aluno — passam bem.

“O resgate dos envolvidos ocorreu imediatamente, sem aparentes lesões, e [os tripulantes] estão realizando uma avaliação médica”, diz o comunicado da empresa, que afirma estar “cooperando com as autoridades de investigação”.

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), “a aeronave em questão estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) válidos” — ou seja, “estava apta a voar”. 

Segundo um relatório da Aeronáutica datado de outubro de 2013, o helicóptero que caiu hoje teve outro acidente em janeiro de 2012, no bairro de Vargem Grande, na zona oeste do Rio. O acidente de oito anos atrás também não deixou vítimas, de acordo com o documento da Aeronáutica.

A Anac informou que, após este acidente em 2012, o helicóptero “foi devidamente recuperado e teve seu CA novamente validado.”

A queda do helicóptero será investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica.

Mais Recentes da CNN