Hospital das Clínicas oferece psicólogos a funcionários em meio à COVID-19

Profissionais relataram abalo emocional e ansiedade por conta do novo coronavírus

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) passou a oferecer apoio psicológico a todos os 20 mil funcionários, mesmo aqueles que não são da área da saúde.

O programa chamado COMVC-19 oferece psicólogos foi criado pelo chefe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e envolve psicólogos, psiquiatras e psicoterapeutas residentes também do programa de psiquiatria.

Inicialmente, os profissionais passam por uma triagem e depois são encaminhados para o acompanhamento psicológico. Desde o início do programa, em 3 de abril, 54 profissionais foram atendidos, sendo que 41% nunca tinham passado por uma consulta psiquiátrica e 29% deles estavam com sintomas de ansiedade.

Especialista contábil no Hospital das Clínicas, Osório Gama recorreu ao programa e falou à CNN sobre a ajuda que recebeu. “Procurei o programa de atendimento ao funcionário preocupado com problema do coronavírus. Eu estava ficando muito ansioso” contou ele. “Meu desejo era trabalhar em casa, mas com atendimento eu consegui antecipar minhas férias, o que já foi uma boa ajuda”, acrescentou.

A iniciativa inclui várias ações, como rodas de conversa em grupos online de conversa e a disponibilização de mensagens positivas, incluindo dicas de saúde mental e como ter equilíbrio neste momento.

Mais Recentes da CNN