Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Hospital em MS monta piscina para batizar idoso em estado terminal

    Paciente de 79 anos manifestou desejo de passar pela cerimônia religiosa, mas não tinha condição de sair do hospital

    Cerimônia de batizado foi realizada dentro de hospital em Campo Grande (MS)
    Cerimônia de batizado foi realizada dentro de hospital em Campo Grande (MS) Divulgação

    Da CNN

    Equipes da Santa Casa de Campo Grande (MS) instalaram uma piscina dentro do hospital para atender a um pedido de um idoso de 79 anos internado sob cuidados paliativos: ser batizado conforme os ritos da igreja evangélica à qual é seguidor.

    Segundo a administração do hospital, a cerimônia foi realizada na semana passada, depois de o paciente ter pedido por três dias para que o batismo acontecesse.

    “Esse paciente manifestou o desejo de ser batizado e a família estava bastante angustiada diante das dificuldades para realizar. Ele já tem uma condição clínica avançada e a alta dele não será possível. Diante disso, conseguimos mobilizar vários setores para que pudéssemos realizar o batismo no hospital”, explica a médica paliativista Fernanda Romeiro, coordenadora da Linha de Cuidados Especiais, Reabilitação e Medicina Hospitalar da Santa Casa.

    Diante da impossibilidade de levar o idoso a uma igreja, a equipe decidiu fazer a cerimônia dentro do hospital, na piscina montada especialmente para essa finalidade. O rito religioso teve apoio da equipe de cuidados paliativos do hospital e contou com a ajuda de outros setores, como a Higienização e os Bombeiros Civis.

    A direção do hospital explica que “cuidados paliativos é o termo usado para uma abordagem multidisciplinar que visa tratar todo o sofrimento do paciente, seja ele físico, espiritual ou de outras dimensões”. “Em alguns casos, a equipe identifica que não é apenas os sintomas físicos que estão determinando o sofrimento, tanto para o paciente quanto para a família.”

    (Publicado por Fábio Mathias)