Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira em São Paulo

Espaço para arquivos tem cerca de quatro toneladas de documentos 

Tiago Américo, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, bairro da zona oeste de São Paulo, nesta quinta-feira (29). As chamas já foram controladas.

De acordo com uma representante do Corpo de Bombeiros, há uma estimativa preliminar de que o fogo atingiu cerca de 300 m², área com três salas de arquivos históricos. Apesar disso, o incidente não deixou vítimas.

Em nota enviada à CNN, a Secretaria Especial da Cultura afirma que lamenta o ocorrido e acompanha situação. Além disso, o comunicado ressalta que todo o sistema de climatização do espaço passou por uma manutenção há cerca de um mês, como parte de um esforço do governo federal para manter o acervo.

Segundo a representante da corporação, os bombeiros civis relataram que o princípio de incêndio foi, de fato, por um processo de manutenção, mas que ocorreu nesta quinta-feira. 

às 23h desta quinta, o Corpo de Bombeiros informou, em uma publicação no Twitter, que o incêndio havia sido extinto. “Uma viatura irá ficar no local durante a madrugada para eventuais problemas”, diz a nota. 

João Doria

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou o incidente nas redes sociais. “O incêndio na Cinemateca de São Paulo é um crime com a cultura do país. Desprezo pela arte e pela memória do Brasil dá nisso: a morte gradual da cultura nacional”, disse em uma postagem no Twitter.
 

Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira
Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira (29.jul.2021)
Foto: Reprodução / CNN

(publicado por Fernanda Colavitti)

Mais Recentes da CNN