Incêndio no Parque Juquery é controlado após quase 85% de dano; veja fotos

Equipes atuam no rescaldo das chamas e avaliação dos estragos

Anna Gabriela Costada CNN

São Paulo

Ouvir notícia

Após dano em cerca de 85% do Parque Estadual Juquery, o incêndio que durou quase 40 horas foi controlado nesta terça-feira (24), conforme informações da prefeitura de Franco da Rocha (SP).

Agora, as equipes atuam no rescaldo das chamas e avaliação dos estragos. “Com o incêndio controlado, começamos uma nova fase de trabalho no Parque Estadual Juquery, com o resgate dos animais silvestres que por ali vivem”, informou a prefeitura.

Pela manhã foi realizado sobrevoo para identificar possíveis novos focos pela área. Até o momento, foram encontrados oito animais.

“Infelizmente, três deles não resistiram aos ferimentos causados pelo fogo. Os outros, em sua maioria, estão desidratados e sendo cuidados pela equipe de resgate técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo”, afirmou a prefeitura de Franco da Rocha.

Os dados sobre os resgates foram enviados pelo Departamento de Fauna (DeFau).

Incêndio

O fogo se alastrou desde domingo (22) após a queda de um balão. Segundo as autoridades, 85% do parque foi atingido.

Além do balão, o tempo seco colaborou para que o incêndio se espalhasse pelo parque, que tem cerca de 2 mil hectares de extensão.

No domingo, primeiro dia do fogo, diversas regiões da capital paulista e da zona metropolitana foram atingidas com fuligem da queimada.

Criado em 1993, o Parque Estadual do Juquery faz parte das áreas naturais protegidas por órgãos ambientais do estado. A motivação para a criação foi a conservação de “remanescentes de cerrado existente na Fazenda Juquery, bem como preservar as áreas de mananciais do Sistema Cantareira”, diz o Guia de Áreas Protegidas de São Paulo.

Mais Recentes da CNN