Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Incêndios atingem rodovia que dá acesso ao Pantanal

    Em todo o estado do Mato Grosso, foram registrados 2.663 focos de queimadas entre os dias 1º e 15 de novembro

    Da CNN

    Incêndios florestais atingem nesta quinta-feira (16) a área da rodovia Transpantaneira, que é a principal via de acesso ao Pantanal, no Mato Grosso. Segundo o governo estadual, porém, a estrada ainda funciona normalmente.

    De acordo com o governo do Mato Grosso, cerca de 100 militares do Corpo de Bombeiros atuam em oito frentes de combate aos incêndios no Pantanal, sendo que 60 estão dedicados exclusivamente à região da Transpantaneira.

    Veja o vídeo do incêndio:

    As ações de combate ao incêndio contam com o apoio de três aviões para o despejo de água, helicóptero e 11 barcos para a infiltração de equipes, além de viaturas e caminhões-pipa.

    Em todo o estado do Mato Grosso, foram registrados 2.663 focos de incêndio entre os dias 1º e 15 de novembro.

    Estado de emergência

    Os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência em razão de incêndios na região norte do Pantanal.

    As medidas viabilizam a participação do governo federal em áreas estaduais por meio da Defesa Civil, além da transferência de recursos para as ações de combate aos incêndios florestais e municípios atingidos pelo desastre.

    O decreto de Mato Grosso, publicado na terça-feira (14), tem vigência de 60 dias e é um reforço a outra medida que determinou a prorrogação do período proibitivo para queimadas no estado até 30 de novembro, para atender uma exigência do governo federal no pedido de apoio para combate aos incêndios.

    No Mato Grosso do Sul, o decreto de emergência, também publicado na terça, terá vigência de 90 dias e vale para os municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho, cidades da região pantaneira mais afetadas pelos incêndios.

    (Publicado por Fábio Munhoz. Com informações da Agência Brasil)