Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Plural

    Inclusão de mães no mercado de trabalho passa por lideranças, diz especialista

    À CNN Rádio, Michelle Levy Terni, CEO da Filhos no Currículo, disse que empresas devem criar “ambiente de bem-estar parental”

    Hannah Busing na Unsplash

    Amanda Garciada CNN

    Os desafios da maternidade são muitos e, entre eles, está conciliar a carreira com os filhos, especialmente no que diz respeito ao acolhimento das empresas.

    Quase metade das mulheres saem do mercado de trabalho em até dois anos após a chegada do filho, de acordo com Michelle Levy Terni, CEO da Filhos no Currículo, que presta consultoria para mudar este quadro.

    “Chamamos de ‘degrau quebrado’ na carreira, essas mães saem ou são saídas porque não encontram ambiente de bem-estar parental que reconhece toda a transformação que a chegada de uma criança traz”, disse, à CNN Rádio, no CNN Plural.

    A especialista reforçou que a maternidade, por exemplo, proporciona habilidades socioemocionais: “Eu tenho dois filhos e aprendo negociação, resiliência, empatia, comunicação.”

    Todos esses fatores que “são valorizados pelo mercado de trabalho” e vêm com a maternidade.

    Michelle alerta que essa mãe precisa encontrar “acolhimento, segurança psicológica, lideranças preparadas e políticas acolhedoras” nas empresas.

    Ela destaca que uma das grandes barreiras vem de vieses inconscientes: “Lideranças imaginam que a mulher vai voltar diferente, menos disponível, e isso contamina o clima da organização.”

    “Lideranças que não são acolhedoras são um grande obstáculo, mesmo aquelas que não autorizam, por exemplo, pais serem protagonistas da criação de seus filhos”, completou.

    Na avaliação da especialista, é possível ver avanços de algumas empresas nesse sentido e “a chave é planejamento e empatia.”

    Nesta quinta-feira (11), ela anunciou o lançamento de um programa de empregabilidade, batizado de “Ser Mãe Dá Trabalho”, para conectar mães com empresas que desejam contratá-las.

    *Com produção de Isabel Campos