Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inscrições para segunda edição do Sisu em 2022 começam nesta terça-feira (28)

    Ministério da Educação ofertará 65.932 vagas para ingresso em 73 instituições públicas de ensino superior

    Sisu prorroga inscrições até dia 14 de abril
    Sisu prorroga inscrições até dia 14 de abril Foto: Divulgação / Agência Brasil

    Da CNN Brasil*

    Ouvir notícia

    As inscrições para a segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam a partir desta terça-feira (28), no portal Acesso Único do Ministério da Educação (MEC), e podem ser realizadas até às 23h59 do dia 1º de julho.

    O MEC oferecerá 65.932 vagas para ingresso em 73 instituições públicas de ensino superior. São mais de 2.000 cursos de graduação.

    Os dez cursos com as maiores ofertas de vagas são, nesta ordem: pedagogia, administração, matemática, ciências biológicas, química, direito, física, medicina, engenharia civil e engenharia elétrica.

    O total de cursos de graduação com oferta de vagas é de 2.043. Só para medicina são 1.583 oportunidades.

    No portal Acesso Único é possível consultar as vagas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização. Os estados que mais têm vagas são o Rio de Janeiro, com 13.249; Minas Gerais, com 8.655; Paraná, com 6.692; e Bahia, com 5.968.

    As instituições com mais oferta são: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

    Exigência

    Para participar do Sisu será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado na condição de treineiro.

    O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de julho. A matrícula ou registro acadêmico devem ser feitos de 13 a 18 de julho. Já o prazo para os interessados manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 6 a 18 de julho.

    Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, que, nesta edição, será a de 2021.

    (*Com informações da Agência Brasil)

    Mais Recentes da CNN