Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jovem do Paraná retira 10 kg de mama após diagnóstico de doença rara

    Thaynara Marcondes, de 22 anos, chegou a ter os seios pesando 12 quilos; gigantomastia pode provocar danos físicos e psicológicos

    Dayres Vitoriada CNN* , São Paulo

    Thaynara Marcondes, de 22 anos, estudante de pedagogia e natural de Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba (PR), recorreu às redes sociais nesta semana para compartilhar a experiência que viveu após realizar uma cirurgia de redução de mama. A jovem, que pesa cerca de 60 kg, chegou a ter as mamas pesando 12 kg.

    As imagens que mostram Thaynara antes e depois do procedimento chamaram a atenção nas redes sociais.

    Segundo a paranaense, a cirurgia foi realizada em 25 de outubro e, já no dia seguinte, ela recebeu alta e foi pra casa. Ao todo, foram mais de 10 horas de procedimento e cerca de 10 quilos retirados dos dois seios.

    Veja imagens do antes e depois: 

     

    “Eu estou super feliz, eu me olho no espelho e fico: ‘nossa, como eu estou bonita’. Às vezes até choro me olhando porque ainda não acredito que consegui”, conta Thaynara.

    Devido a longa espera no Sistema Único de Saúde (SUS), a moça precisou recorrer a um hospital particular para realizar a cirurgia. O dinheiro necessário para o procedimento, que custou R$ 40 mil, foi arrecado por meio de doações.

    O diagnóstico

    Em entrevista à CNN, Thaynara contou que somente percebeu o crescimento exagerado dos seios após familiares apontarem, no início deste ano, o tamanho anormal.

    “Foi aí que me toquei, comecei a sair na rua e o povo ficava olhando, apontando. Uma vez já fui ao mercado e as pessoas já chegaram a considerar que eu estava roubando produtos e escondendo nos seios. Aí fiquei preocupada”, contou a jovem.

    Depois do episódio, Thaynara decidiu procurar ajuda. Na primeira consulta, um profissional considerou a possibilidade dela estar com câncer. Após inúmeros exames, a existência de um possível tumor foi descartada. Posteriormente, o diagnóstico certo veio: gigantomastia.

    A doença, que é rara, é caracterizada por uma condição de hipertrofia que provoca um aumento de tamanho das células musculares e consequentemente, um crescimento excessivo do volume das mamas. Por se tratar de uma anomalia, a irregularidade ainda pode provocar danos físicos e psicológicos ao afetado pela doença.

    Cirurgia  e recuperação 

    Morando com a tia e sem condições de arcar com os custos de uma cirurgia em um hospital particular,  Thaynara pediu auxílio de um programa de TV local de Curitiba para conseguir o valor para o procedimento.

    Para ajudá-la, o programa a convidou para uma gravação ao vivo. Durante 20 minutos da participação dela, a equipe, por meio de doações dos telespectadores, arrecadou cerca de R$ 40 mil, valor necessário para custear a cirurgia.

    De acordo com Thaynara, a operação, com duração de mais de 10 horas, foi um sucesso.

    Agora, Thaynara anseia poder visitar à praia e se sentir a vontade ao utilizar uma roupa de banho novamente: “Eu quero ir para a praia usar biquíni, quero usar minhas roupas”, comentou.

    Atualmente, a jovem segue se recuperando do procedimento.

    *Sob supervisão de Carolina Figueiredo

    Tópicos