Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+; teste seus conhecimentos

Sigla inclui lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexuais, assexuais e outras sexualidades e identidades de gênero

Gregory Prudenciano, da CNN, em São Paulo
Bandeira do orgulho LGBTQI+
Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil e ao redor do mundo  • Foto: Jasmin Sessler/Unsplash
Compartilhar matéria

Junho é o mês do orgulho, quando as comunidades LGBTQIA+ - sigla que inclui lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexuais, assexuais e outras sexualidades e identidades de gênero - de todo o mundo se reúnem e celebram a liberdade de serem elas mesmas.

As reuniões de orgulho estão enraizadas na árdua história de grupos minoritários que lutaram por décadas para superar o preconceito e serem aceitos como são.

Os organizadores originais escolheram este mês para homenagear o levante Stonewall em junho de 1969 em Nova York, que ajudou a desencadear o movimento moderno pelos direitos dos homossexuais.

A maioria dos eventos do Orgulho acontece todos os anos em junho, embora algumas cidades realizem suas celebrações em outras épocas do ano.

A maioria dos eventos presenciais do Orgulho de 2020 foram cancelados por causa da pandemia. Mas desfiles e outras celebrações do Orgulho estão voltando este mês para Nova York, Paris e muitas outras cidades.

Teste seus conhecimentos e confira o que você precisa saber sobre o Mês do Orgulho LGBTQIA+: