Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Livro infantil “Menino Marrom”, de Ziraldo, é suspenso de escolas de cidade em MG

    Suspensão veio após diversas manifestações e opiniões negativas dos pais acerca da obra

    Thomaz Coelhoda CNN* São Paulo

    O livro “Menino Marrom” foi suspenso temporariamente de atividades das escolas de Conselheiro Lafaiete, região central de Minas Gerais.  A decisão da Secretaria Municipal de Educação partiu após diversas manifestações e opiniões negativas dos pais acerca da obra. Clique aqui para ver trechos do livro.

    O anúncio da suspensão foi feito nesta quarta-feira (19) pela prefeitura da cidade. Em nota, a prefeitura elogiou o livro, descrevendo como um recurso valioso e “uma das principais obras infantis a abordar os temas sociais”.  De 1986, o livro de Ziraldo conta a história de um menino marrom e de seu amigo, um menino cor-de-rosa.  Os dois querem descobrir juntos o mistério das cores, e acabam por aprender sobre diversidade, respeito e a amizade entre pessoas diferentes. 

    A prefeitura lamentou a situação, destacando que tenha havido interpretações dúbias, mas que a secretária procedeu com a suspensão para melhorar a readequação da abordagem pedagógica e evitar interpretações equivocadas.  A secretaria também esclareceu que todo o planejamento pedagógico perpassa pelos documentos norteadores que regem a educação nacional e se baseia no desenvolvimento integral dos estudantes. 

    Cartunista Ziraldo e suas obras

    Ziraldo nasceu no dia 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Mias Gerais. Seu nome vem da combinação da mãe, Zizinha, e do pai, Geraldo.  Ele morreu no dia 06 de abril, aos 91 anos, enquanto dormia em sua residência, no Rio de Janeiro.

    No início de 1970, o autor publicou sua primeira obra infantil, a “Flicts”, que, posteriormente, eu espaço à história “O Menino Maluquinho”, em 1980.  A obra fez tanto sucesso que é lembrada até hoje como um marco na literatura brasileira, chegando a ganhar adaptações para a televisão e o cinema.  Entre as suas principais obras também estão: “A Turma do Pererê”, “Uma Professora Muito Maluquinha”, “O Bichinho da Maçã” e “O Joelho Juvenal”.  *Sob supervisão de André Rigue