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    “Mãos-leves”: supermercado no Rio expõe sequência de furtos nas redes sociais

    Publicações pedem para que flagrados voltem ao estabelecimento para pagar

    Beto Souzada CNN

    Um supermercado no Rio de Janeiro, decidiu dar publicidade para pessoas que foram flagradas furtando produtos. A decisão ocorre após sequência de furtos no estabelecimento.

    Com duas unidades no Rio, a unidade localizada no bairro do Méier decidiu expor as pessoas que são flagradas pegando algo – popularmente chamadas de “mãos-leves” – sem pagar. A abordagem quase “didática”, na verdade, descreve o crime de furto qualificado.

    Nas redes sociais, o estabelecimento divulgou uma sequência de “stories” no Instagram pontuando os motivos da decisão e divulgando as ações dos “distraídos”.

    Em tom irônico, o supermercado fala sobre “esquecimento” quando faz referência as ocorrências. De chocolates a energéticos, produtos são furtados por clientes e “desconhecidos”, afirma o supermercado. Veja as imagens.

    O que diz o supermercado

    A CNN buscou o supermercado que se posicionou sobre a sequência de furtos, que segundo um representante, acontece diariamente em toda região.

    “Todos os dias nós comerciantes somos roubados e ficamos de mãos amarradas”, disse.

    Na visão de quem toma prejuízos, a ineficiência da aplicação das leis e a desobediência coletiva traz a sensação de impotência aos comerciantes.

    “Não temos paz.(…)Todo dia um furto diferente. E as leis em nada ajudam”, reforçam.

    Dados sobre prejuízos

    A Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro revelou um aumento nas perdas do setor em 2022. O índice médio de perdas saltou de 1,21% em 2021 para 1,48% no ano seguinte.

    Esse crescimento representa um prejuízo total de R$ 31,7 bilhões para o varejo brasileiro em 2022. Um valor expressivo que equivale ao faturamento de grandes empresas em diversos segmentos.

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