Massa de ar polar derruba temperaturas no Rio de Janeiro

No Rio, a mudança do clima veio acompanhada de ventos fortes e a chuva predominou nesta quarta-feira

Baixas temperaturas são registradas no Rio de Janeiro
Baixas temperaturas são registradas no Rio de Janeiro Foto: Paulo Carneiro/PhotoPress/Estadão Conteúdo

Cleber Rodrigues, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Uma massa de ar polar, atuante em todo o Brasil, derrubou as temperaturas na região Sudeste do país. No Rio, a mudança do clima veio acompanhada de ventos fortes e a chuva predominou nesta quarta-feira (28). 

De acordo a meteorologia, as temperaturas mais baixas na capital fluminense devem ser registradas na sexta-feira (30), quando a mínima fica em 9°C e a máxima em 20°C. Nesta quinta (29), porém, é bom deixar o casaco separado, já que o termômetro oscila entre 11°C e 18°C, temperaturas baixas para as características climáticas da região.

Segundo Carlos Mendonça, agrometeorologista da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), essa é a terceira vez que o Rio registra temperaturas baixas entre o outono e o inverno desse ano.

“Com a chegada de frentes frias como essa, a amplitude térmica, que é a diferença entre a mínima e máxima, oscila bastante. O mesmo dia chega a ter diferenças de até 12 graus. Por causa disso, devemos ter madrugadas mais frias e dias quentes”, explica Mendonça.

Frio no Rio de Janeiro
Baixas temperaturas são registradas no Rio de Janeiro
Foto: Marcos Oliveira/Agência O Dia

No município do Rio, a Secretaria de Assistência Social informou que intensificou as abordagens à população em situação de rua. Nesta terça (27/07), a pasta distribuiu 1 tonelada de roupas nos abrigos da prefeitura. As roupas foram doadas por cariocas através de uma campanha em parceria com o BRT.

Em Petrópolis, a prefeitura instala barracas para o acolhimento temporário de pessoas em situação de ruas nos dias de frio intenso previstos para a cidade. “A iniciativa fortalece o trabalho de abordagem, realizado pelas equipes da Assistência por meio de busca ativa de pessoas que estejam em maior vulnerabilidade e expostas ao tempo”, diz.

Mais Recentes da CNN