Massa polar atinge o Sul do Brasil; região tem previsão de geada e temperaturas negativas
Regiões serranas e Campanha Gaúcha devem sentir com mais força os efeitos da massa

O Sul do Brasil deve ser atingida por uma massa polar que derrubará as temperaturas na região neste fim de semana. A previsão, segundo a Climatempo, é de que a última semana de agosto seja de bastante frio na região, mesmo que o sol apareça.
As temperaturas devem começar a diminuir ainda hoje, mas o frio ganha intensidade ao longo do fim de semana, sobretudo no Rio Grande do Sul. As regiões mais altas, como a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense, devem registrar temperaturas negativas e pode gear em algumas áreas dos três estados.
Nas cidades da Campanha Gaúcha, como Bagé e Pelotas, os termômetros podem registrar mínimas de 3 °C e ser atingidas por uma geada.
Santa Catarina, por sua vez, deve ser mais atingida pelo frio a partir de sábado, com previsão de geada no interior e no sul do estado no domingo.
O Paraná ainda sente os efeitos da frente fria que passou pelo Sul e está entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. O sistema leva bastante umidade para o estado, que só deve sentir a queda severa das temperaturas no domingo.
Quase toda a região está sob alerta de perigo potencial para declínio de temperatura, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária. Há leve risco à saúde e as temperaturas podem cair entre 3 °C e 5 °C. O aviso se estende desde quinta-feira (24) até as 10h do sábado (26)
Temporal destelhou shopping em SP
Um temporal causou estragos no Serramar Shopping, na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, na quinta-feira (24). Um vídeo gravado por frequentadores mostra parte da estrutura do edifício se desprendendo e assustando quem estava no local.
A tempestade provocou rajadas de vento que chegaram a 50 km/h na região. Segundo o nota enviada pelo shopping à CNN, “apesar do impacto, não houve feridos e nem prejuízo ao funcionamento” do estabelecimento. O Serramar seguiu aberto até 22h, que é o horário normal de encerramento das atividades no local.
Além do shopping, a Defesa Civil de Caraguatatuba registrou quedas de árvores e estragos em imóveis provocados pelas chuvas e ventos fortes em outras partes da cidade. Também não houve vítimas nesses locais.
Segundo informou o órgão, uma igreja foi destelhada e um muro desmoronou na cidade. A Defesa Civil do município afirmou estar vistoriando os locais para definir se haverá alguma interdição e pediu que os moradores acionem o telefone 199 em caso de emergência.