Mercados reagem negativamente à declaração de Putin sobre conflito com Ucrânia

O conflito entre Rússia e Ucrânia segue deixando investidores apreensivos; no Brasil, nova alta na previsão do IPCA e expectativa sobre votação de projetos para baixar preços dos combustíveis

Priscila Yazbekda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

As bolsas nos Estados Unidos estão fechadas nesta segunda-feira (21), por conta de um feriado nacional. Mesmo assim, os futuros americanos subiam após o presidente francês Emmanuel Macron dizer, no domingo (20), que Biden e Putin teriam aceitado participar de uma cúpula para discutir uma solução para o conflito com a Ucrânia.

No entanto, após a Rússia dizer que “não há planos concretos” para a reunião, os índices futuros viraram para queda.

Na Europa, as bolsas abriram em alta, mas também passaram a cair depois que os russos disseram que o encontro anunciado por Macron não está confirmado.

Outro destaque do dia é o PMI da zona do euro, índice que monitora a atividade da economia, que veio acima do esperado em fevereiro, ficando no maior nível em cinco meses.

As bolsas na Ásia caíram, incorporando as quedas de sexta-feira em Nova York. A China anunciou manutenção de juros de empréstimos, como já era esperado.

O vazamento de dados do banco Credit Suisse também merece destaque. O caso foi revelado por um consórcio internacional de imprensa, e indica que o banco suíço teria aceitado contas de autocratas, traficantes e criminosos, facilitando crimes como lavagem de dinheiro.

Em nota, o Credit Suisse disse que rejeita as alegações e que os relatos são baseados em informações parciais.

Brasil

O Boletim Focus desta segunda-feira (21) mostra que a previsão do IPCA deste ano subiu pela sexta semana consecutiva, a 5,56%. Já a previsão para o dólar neste ano caiu para R$ 5,50 e para R$ 5,36 no ano que vem. Outras previsões, como Selic e PIB foram mantidas.

Investidores estão atentos à expectativa de votação de dois projetos sobre combustíveis nesta terça. Um deles fixa o ICMS e o outro cria um fundo de estabilização, mas com resistências de diferentes frentes. Nos bastidores, congressistas dizem que a votação pode ser adiada para depois do carnaval.

Também está prevista para esta semana a leitura do parecer da PEC 110, que propõe reforma tributária unificando tributos e criando o IVA dual.

Agenda do dia

A balança comercial será divulgada às 15h desta segunda (21). Além disso, a temporada de balanços empresariais segue, com destaque para os resultados do Assaí, Banco Inter, JSL e Movida.

Mais Recentes da CNN