Metalúrgica que sofreu explosão em Cabreúva (SP) não tinha laudo dos Bombeiros

Acidente nesta sexta-feira (1º) deixou ao menos três mortos, de acordo com a prefeitura da cidade

Da CNN
Explosão em metalúrgica de Cabreúva, no interior de São Paulo, em 1º de setembro de 2023.
Explosão em metalúrgica de Cabreúva pode ter acontecido por um vazamento de gás, segundo o delgado responsável pelo caso  • Corpo de Bombeiros / Reprodução
Compartilhar matéria

A metalúrgica Tex Metais, que sofreu uma explosão nesta sexta-feira (1º), em Cabreúva, no interior de São Paulo, não possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), laudo que atesta a segurança contra incêndios, segundo apuração da CNN.

Inicialmente, a prefeitura informou que cinco pessoas haviam morrido. Neste domingo (03), a prefeitura de Cabreúva informou que três pessoas morreram na explosão da metalúrgica Tex Metal. O número foi corrigido após uma recontagem nos hospitais que receberam as vítimas do acidente.

À CNN, o delegado responsável pelo caso, Ruiter Martins da Silva, afirmou que um possível vazamento de gás pode ter causado a explosão na área da caldeira, mas somente a perícia irá determinar o que, de fato, aconteceu.

Procurada pela reportagem, a Tex Metais e os sócios não se pronunciaram até a publicação desta matéria.

Feridos

De acordo com o prefeito Antonio Carlos Mangini, o número de feridos ultrapassa 30 pessoas. A CNN confirmou ao menos 35 feridos em diferentes unidades de saúde.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Maurício Pavani, 16 pacientes foram encaminhados para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Antonio Baradel e 14 feridos foram levados à Santa Casa de Cabreúva.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas também informou à CNN, em nota, que três vítimas do acidente foram para a região: duas no Hospital de Clínicas da Unicamp, duas no Hospital de Caridade São Vicente de Paula e um no Hospital Estadual de Sumaré.

A explosão

A forte explosão na metalúrgica aconteceu às 10h42 desta sexta-feira.

O setor de caldeiras da Tex Metais foi completamente destruído. Vários funcionários estavam no turno de trabalho e ficaram feridos.

Os primeiros atendimentos foram prestados por unidades do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Os mortos e feridos ainda não foram identificados.

A Polícia Civil de Cabreúva vai investigar as causas do acidente e apenas o trabalho dos peritos poderá determinar o que motivou a explosão.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se pronunciou pelo X, o antigo Twitter: “Meus sentimentos às famílias e minha solidariedade à cidade de Cabreúva.”

Veja o momento do ocorrido:

*Publicado por Douglas Porto, com informações de Letícia Cassiano