Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Meteoro ‘superluminoso’ cai no Rio Grande do Sul; veja imagens

    'Supermeteoro' foi visto próximo à cidade de Caxias do Sul; Defesa Civil não registrou danos

    Bruna Ostermann, da CNN, em Porto Alegre

    Ouvir notícia

    Um meteoro de grandes proporções foi registrado na madrugada desta quinta-feira (1º) no Rio Grande do Sul. A queda ocorreu por volta da 1h09, na região de Caxias do Sul, Serra gaúcha, e foi registrada a partir de Taquara pelo Observatório Espacial Heller & Jung.

    Se trata de um superbólido, extremamente luminoso, que brilha mais intensamente que a Lua cheia. Conforme a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), a luz foi tão intensa que, em algumas localidades, a noite “virou dia” por instantes. Os relatos enviados por moradores da região ao órgão dão conta que postes de iluminação pública chegaram a desligar.

    O professor das Faculdades Integradas de Taquara e pós doutor em engenharia Carlos Fernando Jung destaca que, desde janeiro de 2020, o observatório já registrou mais de 11 mil meteoros. Mas, o registrado nesta madrugada foi o maior de todos. “Estamos calculando e analisando para estimar o tamanho. Possivelmente tem amais de um metro de diâmetro”, completa.

    Leia também:
    Meteoros, meteoritos, asteroides e cometas: entenda as diferenças entre eles
    Meteoro brilhante é visto no céu do Nordeste; veja o vídeo

    Meteoro
    Meteoro superluminoso cai no Rio Grande do Sul; veja imagens
    Foto: Reprodução/CNN

    O diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, explica que o meteoro diminui muito quando entra em contato com a Terra: “Quando chega no chão, já está bem menor e com velocidade nem reduzida. Durante a passagem atmosférica ele se fragmenta bastante”.

    No entanto, Jung, que também é diretor da Bramon Sul (que engloba RS, SC e PR) ressalta que, dependendo do tamanho, pode ser perigoso, causar tremores no chão e prejuízos.

    O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da região ainda não registraram nenhuma ocorrência do tipo. 

    Meteoro
    Meteoro superluminoso cai no Rio Grande do Sul
    Foto: Reprodução/CNN (1º.out.2020)

    Mais Recentes da CNN