Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    MG emite alerta para risco de incêndios florestais por causa de onda de calor de mais de 39ºC

    Previsão é de termômetros 5°C acima da média nas regiões do Triângulo e norte de Minas, por até cinco dias consecutivos

    Governo pede que pessoas evitem atividades que possam causar faíscas pelos próximos dias para evitar incêndios florestais
    Governo pede que pessoas evitem atividades que possam causar faíscas pelos próximos dias para evitar incêndios florestais Banco de imagens/Pexels/Guduru Ajay bhargav

    Da CNN

    O governo de Minas Gerais emitiu um alerta de risco para aumento de incêndios florestais por causa de uma onda de calor de mais de 39ºC que afeta diversas regiões do país nesta semana, incluindo o norte do estado e o Triângulo Mineiro.

    A previsão foi emitida pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), segundo o qual as altas temperaturas ficarão 5°C acima da média por cinco dias.

    “O calor extremo cria condições propícias para o surgimento de incêndios florestais, representando uma ameaça aos ecossistemas e à fauna que neles habita”, informou o Simge.

    A instituição solicitou que os moradores de áreas vulneráveis evitem atividades que possam causar faíscas, como queimadas não autorizadas, e pediu que denunciem qualquer comportamento suspeito às autoridades.

    “Como não há uma previsão de chuva, esse cenário se torna ainda mais crítico”, disse o gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Rodrigo Bueno Belo.

    Veja também: calor sufocante atua como uma tampa de panela retendo calor, diz meteorologista

    *Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo