Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    MS declara situação de emergência em cidades afetadas por incêndios florestais

    Bombeiros relataram aumento de 98,5% nos focos de incêndio no Pantanal em 2023

    Bombeiro combate incêndio florestal no Pantanal do Mato Grosso do Sul
    Bombeiro combate incêndio florestal no Pantanal do Mato Grosso do Sul Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul/Divulgação

    Bruno LaforéVital Netoda CNN

    Ouvir notícia

    O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, declarou situação de emergência em cinco municípios afetados por incêndios florestais. As cidades incluídas no decreto são Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho.

    A situação de emergência tem validade de 90 dias, a partir desta terça-feira (14), quando foi publicado o decreto no Diário Oficial.

    De acordo com o governo, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul detectou, este ano, um aumento de 98,5% na área queimada do Pantanal em relação ao ano passado.

    Ainda segundo o decreto, os municípios afetados pelos incêndios florestais também estão sob o efeito da onda de calor que atinge o Brasil, com baixíssimos índices de umidade do ar.

    “Nos municípios do bioma Pantanal foram registradas temperaturas acima de 38°C e valores de umidade relativa do ar entre 21% e 27%, e nos Municípios de Porto Murtinho e Corumbá temperaturas de 42,7°C e 42,0°C, respectivamente, tendo como consequência, o surgimento de centenas de focos de calor e incêndios de grandes proporções, principalmente na região pantaneira”, diz o texto.

    Com a situação de emergência declarada, todos os órgãos estudais estão autorizados a atuar na região para combater os focos de incêndio e recuperar a área atingida. Voluntários poderão ser recrutados para ajudar no combate ao fogo e no atendimento da população afetada, inclusive com campanhas de arrecadação de recursos.

    Mais Recentes da CNN