Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Não temos previsão de reabrir aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, diz ministro

    Ministro à CNN durante o Fórum Esfera, que reúne políticos e empresários em Guarujá, no litoral paulista

    Renan Fiuzada CNN

    No Fórum Esfera, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, abordou a situação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Em suas declarações, ele destacou que no momento certo o governo federal irá se pronunciar sobre quando o aeroporto vai voltar a funcionar.

    “Na hora certa, o ministério vai falar objetivamente e oficialmente sobre o aeroporto Salgado Filho. O que temos são declarações de A e B que de fato não condizem com a realidade dos prazos”, afirmou o ministro à CNN durante o Fórum Esfera, que reúne políticos e empresários em Guarujá, no litoral paulista.

    Silvio Costa Filho informou que na última sexta-feira houve a limpeza no terminal do aeroporto e que estão sendo realizados diagnósticos para avaliar os danos. “Estamos fazendo todo diagnóstico do aeroporto para saber o que foi danificado ou não”, explicou.

    Ele também deixou claro que ainda não há um prazo oficial estabelecido pelo governo federal para a reabertura do aeroporto. “Não há ainda algum prazo, oficialmente, pelo governo federal em relação à abertura do aeroporto. É um desejo de todos nós reabrir o quanto antes”, disse.

    Sobre alternativas para a aviação na região, o ministro mencionou a possibilidade de expandir as operações na base aérea de Canoas.

    “Não temos outra base aérea, mas estamos trabalhando para base aérea de Canoas receber mais voos”, revelou. Ele acrescentou que a expectativa é chegar a mais de 150 voos semanais em breve, o que será um grande avanço para a região.

    Além disso, Silvio Costa Filho destacou que há um esforço para ampliar a aviação em outras cidades da região. “Temos mais 6 aeroportos na região que estamos ampliando a aviação nessas cidades”, concluiu.

    Questionada a concessionária Fraport, empresa responsável por administrar o local, disse que a entrega em dezembro uma possibilidade, desde que as intervenções na pista não tragam a necessidade de uma reconstrução total, e seja possível ter todos os equipamentos do aeroporto disponíveis para início da operação.

    No início da semana, a Fraport disse que o aeroporto poderia ser reaberto em dezembro de 2024.