No Lucro CNN #09: Veronica Oliveira, do Faxina Boa, conta como limpar casas a fez conquistar milhares de seguidores nas redes sociais

No 9º episódio do podcast No Lucro CNN, a ex-faxineira contou das suas dificuldades com dinheiro e como deu a volta por cima com produção de conteúdo criativo

Diana Ribeiroda CNN Brasil Soft

São Paulo

Ouvir notícia

Uma boa faxina muda o dia de qualquer pessoa. A casa organizada e limpa traz sensação de bem-estar. E disso Veronica Oliveira, criadora do Faxina Boa, entende bem. Mas, no caso dela, a faxina era ela mesma quem fazia e a prática não mudou apenas o seu dia, e sim sua vida toda.

Ela largou o emprego como atendente de telemarketing e passou a dedicar seu tempo a limpeza e organização de casas, até se tornar influenciadora, palestrante e escritora. Veronica ficou conhecida nas redes sociais pela produção de conteúdo criativo e bem-humorado, acumulando mais de 300 mil seguidores apenas no Instagram.

Como convidada do 9º episódio do podcast No Lucro CNN, projeto do CNN Brasil Soft, a ex-faxineira contou como foi esse processo de transição de carreira, das dificuldades que teve com dinheiro e como deu a volta por cima.

Como virou faxineira

Na conversa comandada por Leandro Munhós, Veronica explica que vem de uma família de classe média, morava na região central de São Paulo e estudava em colégio tradicional. “Esse cenário dá a impressão de que tudo é certo para você o tempo todo”, diz. Mas a história foi diferente.

Os pais de Veronica se separaram, ela foi morar na periferia, engravidou aos 17 anos, não fez faculdade e não entrou no mercado de trabalho para se dedicar aos cuidados da filha. Aos 28 anos, Veronica começou a trabalhar como atendente de telemarketing, mas ela não esperava que a empresa que era funcionária fosse falir. “Eu e meus filhos fomos morar em um barraco, a gente passou fome, passamos muitas dificuldades. E eu fiquei doente, física e psicologicamente”, contou.

Em um momento de dificuldade, Veronica resolveu ir dormir na casa de uma amiga. Neste dia ela percebeu que a faxina poderia mudar a sua vida. “Nós terminamos de comer e eu fui lavar a louça, depois limpei o fogão e o chão. E comecei a limpar a casa inteira. No final do dia, ela me pagou R$ 150. Eu ganhava R$ 700 no mês. Minha cabeça explodiu, eu nem consegui dormi”, relembra.

Anúncios criativos

Depois de decidido o que iria fazer, era hora de divulgar o trabalho e Veronica não decepcionou na propaganda. Ela ficou conhecida nas redes sociais por oferecer os seus serviços com anúncios criativos usando referências de séries e filmes, como Kill Bill, Orage is The New Black, De volta para o futuro, Breaking Dad, Star Wars e Dr. House. Segundo ela, a ideia era mostrar quem ela era e oferecer o serviço de uma forma divertida.

“Eu olhei nas redes como as pessoas oferecem faxina, e elas se desculpam antes. Eu estava com muitos problemas também, mas não quis focar nisso. Eu quis focar que era boa no que eu fazia”.

Veronica conta que falava frases como “não cobro diária, cobro cachê porque eu dou show” e as pessoas adoravam sua forma descontraída. O sucesso foi tanto que na primeira semana sua página do Facebook já tinha 10 mil seguidores.

Podcast No Lucro CNN

O podcast No Lucro está disponível em vídeo no Youtube de CNN Brasil Soft e nas principais plataformas de áudio, com episódios novos todas as quintas-feiras, a partir das 19h. O perfil “No Lucro CNN” está no ar também no Instagram, no Twitter e no TikTok.

Fugindo da linguagem técnica e dos jargões da área de economia, chamados popularmente de “economês”, o programa não ficará restrito aos especialistas, já que vai receber também celebridades, influencers e pessoas que estão por trás de negócios de sucesso nas mais diversas áreas. A ideia é mostrar diversos pontos de vista sobre empreendedorismo, finanças pessoais, gestão, investimentos e economia.

O videocast faz parte da plataforma “No Lucro by CNN Soft”, lançada em março, fruto de uma parceria estratégica da CNN Brasil com o Banco Santander.

Mais Recentes da CNN