Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    No Lucro CNN

    No Lucro CNN #12: Maternidade e educação financeira infantil, com Flavia Calina

    No 12º episódio do podcast No Lucro CNN, a influenciadora falou sobre educação financeira, mesada dos filhos, dívidas e investimentos no Brasil e nos EUA

    Diana Ribeiroda CNN Brasil Soft

    São Paulo

    Ter filhos é o desejo de muitos casais, e Flavia Calina e o marido estavam entre os que sonhavam com um bebê em casa. O sonho, no entanto, tornou-se frustração depois de 7 anos tentando engravidar. Morando nos Estados Unidos, Flavia trabalhava com educação infantil, mas não estava feliz em apenas cuidar dos filhos de outras pessoas. “Eu gostava de criança, cuidava de criança o dia inteiro, chegava em casa e não tinha a minha criança. Isso me dava uma tristeza”, contou.

    Foi nesse momento que resolveu dividir a sua história de infertilidade no Youtube. Hoje, a influenciadora é mãe de 3 crianças e está grávida da quarta. Dona de um canal no Youtube sobre educação infantil com mais de 8 milhões de seguidores, ela compartilha os cuidados com os filhos com os seus milhões de seguidores nas redes sociais.

    Como convidada do 12º episódio do podcast No Lucro CNN, projeto do CNN Brasil Soft, a influenciadora falou sobre dinheiro, educação financeira, mesada dos filhos, sua história com dívidas e investimentos no Brasil e nos EUA.

    Educação financeira

    De educação infantil Flavia Calina entende, mas ela e o marido só enxergaram a importância da educação financeira depois de serem pais. “Quando a Vitória nasceu, eu pensei ‘preciso fazer alguma coisa’. Fiz um curso de finanças pessoais e aquilo foi um divisor de águas”.

    Antes de organizar as contas da família, Flavia chegou a ter uma dívida de cerca de US$ 16 mil. Ela contou que o montante foi formado pela falta de organização financeira.

    “Eu nunca fui de comprar itens caros, mas aqui nos Estados Unidos têm muitas coisas baratinhas, e eu perdia na quantidade. Eu não comprava uma bolsa de marca, mas eu ia no Walmart e comprava meia dúzia de bolsas e dava no mesmo. Claramente, eu não sabia o que estava fazendo”, revelou.

    A influenciadora disse que, assim como a maioria dos brasileiros, não aprendeu a lidar com dinheiro desde criança, mas tenta passar essa consciência para os seus filhos. As crianças ainda são pequenas, com 8, 5 e 2 anos, mas a família já tem conversas sobre a importância de ganhar, gastar, investir e doar o dinheiro.

    Eu levo eles em lojas e dou o dinheiro para que sintam a dor de pagar. Com as crianças eu gosto que seja mais palpável. 

    Flavia Calina sobre educação financeira com os filhos

    Questionada sobre a possibilidade de dar mesada, ela revelou que acha a ideia legal, mas que prefere pagar por alguma atividade que os filhos fazem, como lavar o carro da família, por exemplo. “Eu acho mais poderosa essa mensagem do que só pagar a mesada”, disse.

    Podcast No Lucro CNN

    O podcast No Lucro está disponível em vídeo no Youtube de CNN Brasil Soft e nas principais plataformas de áudio, com episódios novos todas as quintas-feiras, a partir das 19h. O perfil “No Lucro CNN” está no ar também no Instagram, no Twitter e no TikTok.

    Fugindo da linguagem técnica e dos jargões da área de economia, chamados popularmente de “economês”, o programa não ficará restrito aos especialistas, já que vai receber também celebridades, influencers e pessoas que estão por trás de negócios de sucesso nas mais diversas áreas. A ideia é mostrar diversos pontos de vista sobre empreendedorismo, finanças pessoais, gestão, investimentos e economia.

    O videocast faz parte da plataforma “No Lucro by CNN Soft”, lançada em março, fruto de uma parceria estratégica da CNN Brasil com o Banco Santander.