Justiça manda prender Babal Guimarães após agressão à namorada em Alagoas

Decisão da Justiça de Alagoas afirma que influenciador reincidiu em crime enquanto cumpria pena por lesão corporal em regime aberto

Gabriela Bento, da CNN Brasil, no Recife
Vídeo mostra o momento em que os dois discutem na calçada do prédio e influenciador agride a namorada  • Reprodução/Redes sociais
Compartilhar matéria

O influenciador Emanuel Francisco dos Santos Junior, mais conhecido como Babal Guimarães, que cumpre pena por lesão corporal contra a ex-esposa, teve o regime regredido para o fechado em decisão assinada, nesta terça-feira (9), pelo juiz Alexandre Machado de Oliveira, da Justiça de Alagoas. O magistrado entendeu que ele voltou a cometer crime enquanto cumpria a condenação de um ano, quatro meses e 9 dias em regime aberto. A medida foi tomada poucos dias após a divulgação de imagens que mostram Babal agredindo a namorada, a modelo Karla Lessa, na área externa de um condomínio em Maceió.

O vídeo, registrado na madrugada de 28 de novembro e divulgado na última quinta-feira (4), mostra o influenciador puxando o cabelo de Karla, empurrando-a contra a parede e arremessando um objeto na direção dela durante uma discussão na calçada do prédio.

Na decisão, o juiz afirma que Babal “não cumpriu satisfatoriamente uma das condições impostas, notadamente o cometimento de um novo crime”, o que, segundo ele, torna “impossível a permanência no regime atual de cumprimento da pena”. O magistrado também destacou que o influenciador havia sido advertido, ao deixar o sistema prisional, de que qualquer descumprimento resultaria em regressão automática do regime.

Com a nova decisão, a Vara de Execuções Penais determinou a expedição de mandado de prisão e estabeleceu que, quando for detido, Babal deve passar por exame de corpo de delito antes de ingressar na unidade prisional. O documento ainda ordena a abertura de um processo administrativo disciplinar pela falta grave. O mandado de prisão foi expedido ontem (9).

Influenciador Babal Guimarães é flagrado agredindo namorada em Alagoas

Histórico

A condenação que Babal cumpre é por lesão corporal contra a ex-esposa, a influenciadora Emily Garcia, em um caso ocorrido em 2019. A pena de 1 ano, 4 meses e 9 dias começou a ser executada em regime aberto em 2023.

Em janeiro deste ano, Babal já havia sido preso preventivamente em Penedo (AL) por descumprir medidas determinadas pela Justiça no mesmo processo.

Confira a nota da defesa na íntegra:

"A defesa informa que Babal Guimarães foi preso na data de hoje, em cumprimento a procedimento legalmente previsto e determinado pelas autoridades competentes. A decisão judicial é respeitada, pois integra o funcionamento regular das instituições e do sistema de justiça.

Reafirmamos nossa absoluta indignação diante de qualquer forma de violência contra a mulher. A defesa repudia atos dessa natureza e manifesta solidariedade à vítima que aparece nas imagens divulgadas, reconhecendo a gravidade do episódio e a necessidade de rigor na apuração.

Ao mesmo tempo, destaca-se que, no estado democrático de direito, toda pessoa tem assegurado o exercício pleno do direito de defesa, com observância do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal. Esses parâmetros são indispensáveis para que a análise dos fatos ocorra de maneira técnica, responsável e dentro dos limites da legalidade.

A defesa atuará rigorosamente dentro da lei, utilizando os instrumentos processuais previstos para o esclarecimento dos acontecimentos e para a proteção dos direitos fundamentais do investigado, que permanece amparado pelo princípio constitucional da presunção de inocência até eventual decisão transitada em julgado.

Seguiremos acompanhando o caso com responsabilidade institucional, confiando que as instâncias competentes conduzirão o processo com equilíbrio, seriedade e justiça."