BA: Jovem desaparece após ação da PM; caso é investigado pela Corregedoria

Investigação apura desaparecimento de adolescente após intervenção policial que interrompeu festa em Macururé, no sertão da Bahia

Gabriela Bento, colaboração para a CNN Brasil, no Recife
Investigação está em curso e sandália do jovem foi encontrada em uma área próxima, onde havia uma poça de sangue  • Reprodução/Redes sociais
Compartilhar matéria

O desaparecimento de um adolescente de 15 anos na zona rural de Macururé, no sertão da Bahia, passou a ser investigado pela PCBA (Polícia Civil da Bahia) após uma operação da PMBA (Polícia Militar da Bahia) que, entre a noite do dia 9 e a madrugada de 10 de novembro, interrompeu uma festa de aniversário em uma comunidade quilombola da região.

A informação foi confirmada pela corporação à CNN Brasil, nesta terça-feira (18). Segundo a polícia, a ação resultou em dois homens mortos, outros dois presos e no registro de que Anderson Gabriel dos Santos não voltou a ser visto após os disparos feitos durante a intervenção policial.

Segundo a 18ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior/Paulo Afonso), foi instaurado um inquérito específico para apurar o desaparecimento do adolescente.

A corporação informou que as investigações estão em andamento e seguem sob sigilo.

Paralelamente, a 1ª Delegacia Territorial de Paulo Afonso informou à CNN Brasil que registrou a ocorrência envolvendo os dois homens mortos. Segundo relato dos policiais militares no boletim, a equipe afirmou ter sido recebida a tiros durante uma abordagem no Povoado de Areias, na zona rural de Macururé. Baleados, José Nilton dos Santos, 35, e Anibal Herculano dos Santos, de idade não informada, foram levados ao Hospital Municipal de Rodelas, mas não resistiram.

Ainda de acordo com o registro policial, outros dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. À delegacia, os PMs apresentaram três armas de fogo, munições, 45 porções de maconha e 12 pinos de cocaína.

Em depoimento, a família de Anderson relatou que percebeu o desaparecimento do adolescente após acalmar as crianças que estavam na festa. Uma sandália do jovem foi encontrada em uma área próxima, onde havia uma poça de sangue, segundo relato de familiares.

Em nota, a SSP-BA (Secretaria da Segurança Pública da Bahia) informou que determinou a abertura de apuração pela Corregedoria da Polícia Militar e designou a instauração de inquérito também pela Polícia Civil para investigar a ação dos policiais e as circunstâncias do desaparecimento.