Baianos estão entre mortos e presos em operação policial no Rio de Janeiro
Fuzil com bandeira da Bahia estampada foi apreendido com um dos criminosos ligado ao CV
Dos mais de 60, pelo menos seis suspeitos baianos foram alcançados durante uma operação policial deflagrada nesta terça-feira (28) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. De acordo com informações apuradas pela reportagem da CNN, dois morreram e quatro foram presos, entre eles criminosos naturais da Bahia com histórico de ligação com o Comando Vermelho (CV).
Um dos baianos identificados é Júlio Souza Silva, nascido em Salvador, apontado pelas forças de segurança como integrante do grupo criminoso. No local onde ele foi localizado, a polícia apreendeu um fuzil calibre 5.56 com a bandeira da Bahia estampada e nove motocicletas.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Júlio tinha envolvimento com o Comando Vermelho na região do Nordeste de Amaralina, na capital baiana. Ele já havia sido preso no Complexo Penitenciário da Mata Escura, também em Salvador, por tráfico de drogas, e estava em regime semiaberto, com suspeita de ter retornado às atividades criminosas após deixar o sistema prisional.
A movimentação de integrantes da facção é comum entre os estados. A prova disso foi uma parceria inédita entre os serviços de Disque Denúncia da Bahia e do Rio de Janeiro, em junho deste ano, para ajudar na localização e captura de criminosos de alta periculosidade com atuação interestadual.
Até o momento, os nomes dos demais baianos detidos ou mortos não foram divulgados pelas autoridades. Em nota, a SSP-BA destacou que as forças de segurança dos estados seguem atuando de forma integrada, o que é fundamental para o enfrentamento ao crime organizado.


