Laudo confirma metanol em bebidas servidas durante festa de noivado na BA

As sete pessoas permanecem internadas; três estão em estado grave

Camila Tíssia, da CNN Brasil, Salvador
Perícia em bebidas com suspeita de metanol  • Imagem ilustrativa
Compartilhar matéria

Um laudo técnico do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) confirmou, nesta quarta-feira (31), a presença de metanol em bebidas destiladas consumidas por sete pessoas no município de Ribeira do Pombal, no interior da Bahia. A análise laboratorial também identificou a substância nas amostras de sangue das vítimas, que ingeriram bebidas alcoólicas à base de vodka durante uma festa de noivado realizada na cidade.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), todas as vítimas foram atendidas inicialmente no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, onde receberam tratamento médico e, nos casos indicados, o antídoto específico para intoxicação por metanol.

Do total de pacientes, cinco permanecem internados na unidade hospitalar do município e dois foram transferidos para o Instituto Couto Maia, em Salvador, referência no tratamento de intoxicações. Três pacientes apresentam estado de saúde considerado grave.

A Vigilância Sanitária Municipal, em conjunto com a Polícia Civil, localizou e interditou o estabelecimento responsável pela comercialização da bebida consumida pelas vítimas.

As garrafas apreendidas, assim como amostras de sangue foram utilizadas para as análises. Em reunião realizada nessa terça, gestores estaduais e municipais da saúde, além de representantes da área de segurança pública, definiram as medidas que seguem em andamento, incluindo a investigação sobre a origem e a distribuição do produto. Um inquérito policial já foi instaurado pela Polícia Civil.

Em nota, a Sesab reforçou o alerta à população baiana, especialmente durante o período de festividades, para que redobre os cuidados na compra e no consumo de bebidas destiladas, verificando a procedência, a integridade das embalagens, os selos de segurança e a idoneidade dos estabelecimentos comerciais.