Operação Freedom prende 37 pessoas ligadas ao CV na Bahia e no Ceará
Além das prisões, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e bloqueadas 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado; um suspeito morreu durante confronto com a polícia

37 pessoas foram presas e um suspeito morreu durante a Operação Freedom, deflagrada, nesta terça-feira (4), pela PCBA (Polícia Civil da Bahia).
A ação teve como objetivo desarticular o núcleo armado e financeiro do Comando Vermelho, facção criminosa com origem no Rio de Janeiro que vem expandindo a atuação no estado. Além das prisões, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão, bloqueadas 51 contas bancárias e apreendidas armas e drogas. As prisões ocorreram em Salvador, capital baiana; no município de Aratuípe, no Recôncavo; e na cidade de Eusébio, no Ceará.
Segundo a SSP-BA (Secretaria da Segurança Pública da Bahia), 34 suspeitos foram capturados em Salvador, nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca. Um alvo foi localizado em Aratuípe, e outros dois foram presos no Ceará. Quatro dos detidos também foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
De acordo com a PCBA, durante o cumprimento dos mandados, um dos investigados reagiu à abordagem policial no bairro do Uruguai, em Salvador, e foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos. A identidade dele ainda não foi oficialmente confirmada.
Além das prisões, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e bloqueadas 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado. A polícia apreendeu armas de fogo, maconha, crack e cocaína.
De acordo com o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), os suspeitos são apontados como responsáveis por homicídios e pela expansão do tráfico de drogas em Salvador e em outras cidades da Bahia. A operação deve contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos na capital baiana.
Mais de 400 policiais civis e militares participaram da operação, que envolveu equipes dos departamentos DHPP, Draco, Denarc, Deic, Depom, Depin, DPMCV, além da Polinter e da Core. A ação contou ainda com o apoio da Superintendência de Inteligência da SSP-BA, do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA) e do Denarc da Polícia Civil do Ceará.
Segundo a SSP-BA, o objetivo da Operação Freedom é enfraquecer a estrutura financeira e armada do Comando Vermelho na Bahia, apreender bens e armas, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos usados para sustentar o tráfico e os homicídios no estado. A operação segue em andamento.

