Tremor de terra registrado na Bahia é sentido por moradores do Tocantins

Abalo foi registrado na manhã da terça-feira (14) em Barreiras; sismo também foi percebido em cidades vizinhas e no Tocantins

Gabriela Bento, colaboração para a CNN Brasil, no Recife
A bola vermelha no mapa indica a localização epicentral e a magnitude preliminar do evento.  • LabSis/UFRN
Compartilhar matéria

Um tremor de terra de magnitude preliminar 3.9 na escala Richter foi registrado na manhã desta terça-feira (14), no oeste da Bahia. O epicentro do abalo sísmico foi localizado nas proximidades do município de Barreiras, por volta das 10h14 (horário de Brasília). O fenômeno foi sentido também em cidades vizinhas, como Luís Eduardo Magalhães (BA) e Taguatinga (TO), no sudoeste do Tocantins.

O evento foi detectado pelas estações da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira) e analisado pelo LabSis/UFRN (Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte). De acordo com os especialistas, trata-se de um tremor de magnitude moderada, dentro dos padrões da atividade sísmica registrada no Brasil.

Segundo a ESBR, moradores das regiões relataram vibrações em móveis, janelas e estruturas de prédios.

Câmeras de segurança chegaram a registrar o momento em que o tremor foi sentido em Luís Eduardo Magalhães. Até o momento, não há informações sobre danos ou feridos.

Veja vídeo

Coordenada pelo Observatório Nacional, com apoio do SGB/CPRM (Serviço Geológico do Brasil), a RSBR monitora atividades sísmicas em todo o território nacional. Em publicação nas redes sociais, a organização reforçou que tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, especialmente na região Nordeste. A maioria dos sismos naturais ocorre devido às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre.

Conforme informações do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, este foi o segundo tremor registrado na Bahia em menos de uma semana. No último dia 11 de outubro, um sismo de magnitude 1.9 mR foi detectado em Jacobina, no norte do estado.