Comando Vermelho: homem é preso por ataque a provedor de internet no Ceará

Ataques recentes danificaram caixas de fiação e deixaram milhares de clientes sem internet na Região Metropolitana de Fortaleza; desde março de 2025, mais de 80 pessoas já foram capturadas em ações contra provedores no Ceará

Gabriela Bento, da CNN Brasil, no Recife
Entre os alvos das operações estão proprietários de provedores clandestinos, executores dos ataques e suspeitos de atuar como mandantes de ameaças, homicídios e crimes relacionados ao tráfico de drogas  • Reprodução
Compartilhar matéria

Um homem de 22 anos foi preso em flagrante, nesta quinta-feira (8), no bairro Jurema, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), suspeito de envolvimento em um ataque contra um provedor de internet no distrito do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, também na RMF.

De acordo com a PCCE (Polícia Civil do Ceará), ele é apontado como um dos envolvidos na ação criminosa registrada na última terça-feira (5), e estaria ligado à facção criminosa CV (Comando Vermelho).

As investigações estão a cargo da Draco (Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas), vinculada ao DRCO (Departamento de Repressão ao Crime Organizado). Segundo a polícia, o homem participou do ataque da última terça-feira e já possui antecedentes por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

O suspeito foi localizado em um imóvel no bairro Jurema, em Caucaia, e foi conduzido à sede da Draco, onde foi autuado em flagrante por integrar organização criminosa armada. A ação contou com apoio de equipes da Coin (Coordenadoria de Inteligência) da SSPDS (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social), além dos DPJM (Departamentos de Inteligência e da Polícia Judiciária Metropolitana) da PCCE.

Os ataques contra provedores de internet se intensificaram no Ceará ao longo de 2025. Na madrugada da última terça-feira, criminosos danificaram caixas de fiação instaladas em postes, responsáveis pela conexão entre as empresas e os clientes. Ao menos 140 caixas foram alvo das ações, deixando mais de 3 mil usuários sem acesso à internet na região.

Leia também: “Cascão", apontado como líder do CV em Goiás, é preso no Rio

De acordo com a SSPDS, desde março de 2025, mais de 84 pessoas foram capturadas no estado por suspeita de envolvimento em crimes contra provedores de internet. Entre os alvos das operações estão proprietários de provedores clandestinos, executores dos ataques e suspeitos de atuar como mandantes de ameaças, homicídios e crimes relacionados ao tráfico de drogas.

As investigações apontam que a onda de ataques está relacionada à exigência feita pela facção criminosa CV para que empresas do setor paguem uma “taxa” para continuar operando. Provedores que se recusam a atender à cobrança têm sido alvo de ameaças e de ações de sabotagem contra a infraestrutura.

Leia também: Terceiro Comando Puro queima barco de R$ 1,8 mi no Ceará após dono se recusar a pagar "taxa"

Em outro caso investigado pela polícia, um adolescente de 16 anos foi apreendido no dia 18 de dezembro, no município de Graça, no interior do Ceará, suspeito de extorsão contra um provedor de internet. Na ocasião, segundo a polícia, a empresa teria se recusado a pagar a quantia exigida por criminosos ligados à facção. Durante a ação, foram apreendidos roteadores, carregadores e conectores de fibra óptica.